Conhecimentos acerca da Educação Popular em Saúde em discentes de Fisioterapia na Universidade Federal de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69355

Palavras-chave:

Capacitação de recursos humanos em saúde, Sistema Único de Saúde, Educação Popular em Saúde, Fisioterapia

Resumo

A Educação Popular em Saúde (EPS) é importante para o empoderamento do cidadão em relação à saúde, todavia, parece haver um abismo em relação à comunicação entre profissionais de saúde e população. O presente estudo objetiva analisar o conhecimento dos discentes do curso de Fisioterapia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acerca da EPS. Trata-se de um estudo qualitativo em que discentes com vínculo ativo no curso foram recrutados. Os participantes foram orientados a ler o tema indutor “EPS” e associar as cinco primeiras palavras que lhe vinham à mente. A coleta das informações foi realizada de forma remota, por meio da plataforma Google Forms e analisadas pelo software Iramuteq. A amostra final foi composta por 49 discentes de todos os dez períodos do curso. As palavras mais citadas pelos discentes foram: “prevenção”, “Sistema Único de Saúde (SUS)”, “não sei/não lembro”, “conhecimento” e “saúde coletiva”. Diante disso, apesar dos futuros fisioterapeutas terem contato e reconhecerem a temática da EPS, os termos associados a ela ainda se apresentam de uma forma reducionista. Os resultados apontam a necessidade de estratégias que possam fomentar o conhecimento a respeito da EPS como forma de alcance de uma transformação social.

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Biografia do Autor

Macilio Manuel da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Juliana Fernandes de Souza Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professora da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; pesquisadora do Laboratório de Fisioterapia e Saúde Coletiva e do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Gerontologia.

Cinthia Rodrigues de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professora associada na mesma instituição; coordenadora do Laboratório de Cinesiologia e Avaliação Funcional. 

Joaquim Sérgio de Lima Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Avances en Investigación sobre Discapacidad pela Universidad de Salamanca, Espanha; professor associado I da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; membro do Laboratório de Fisioterapia e Saúde Coletiva e do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Gerontologia.

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

SILVA, M. M. da; BARBOSA, J. F. de S.; VASCONCELOS, C. R. de; LIMA NETO, J. S. de. Conhecimentos acerca da Educação Popular em Saúde em discentes de Fisioterapia na Universidade Federal de Pernambuco. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 242–255, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69355. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69355. Acesso em: 21 nov. 2024.