Conhecimentos acerca da Educação Popular em Saúde em discentes de Fisioterapia na Universidade Federal de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69355Palavras-chave:
Capacitação de recursos humanos em saúde, Sistema Único de Saúde, Educação Popular em Saúde, FisioterapiaResumo
A Educação Popular em Saúde (EPS) é importante para o empoderamento do cidadão em relação à saúde, todavia, parece haver um abismo em relação à comunicação entre profissionais de saúde e população. O presente estudo objetiva analisar o conhecimento dos discentes do curso de Fisioterapia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acerca da EPS. Trata-se de um estudo qualitativo em que discentes com vínculo ativo no curso foram recrutados. Os participantes foram orientados a ler o tema indutor “EPS” e associar as cinco primeiras palavras que lhe vinham à mente. A coleta das informações foi realizada de forma remota, por meio da plataforma Google Forms e analisadas pelo software Iramuteq. A amostra final foi composta por 49 discentes de todos os dez períodos do curso. As palavras mais citadas pelos discentes foram: “prevenção”, “Sistema Único de Saúde (SUS)”, “não sei/não lembro”, “conhecimento” e “saúde coletiva”. Diante disso, apesar dos futuros fisioterapeutas terem contato e reconhecerem a temática da EPS, os termos associados a ela ainda se apresentam de uma forma reducionista. Os resultados apontam a necessidade de estratégias que possam fomentar o conhecimento a respeito da EPS como forma de alcance de uma transformação social.
Downloads
Referências
BARCELOS, L. R. M. F. et al. Formação do fisioterapeuta para a atenção básica. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, Caçador, v. 8, n. 2, p. 14-24, 2019. DOI 10.33362/ries.v8i2.1481. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/ries/article/view/1481. Acesso em: 15 dez. 2021.
BORGES, K. P. Competências para formação do fisioterapeuta no âmbito das diretrizes curriculares e promoção da saúde. Saúde e Pesquisa, Maringá, v. 11, n. 2, p. 347-358, maio/ago. 2011. DOI 10.17765/1983-1870.2018v11n2p347-358. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/6550. Acesso em: 9 dez. 2021.
BRANDÃO, C. R. Os caminhos cruzados: formas de pensar e realizar a educação na América Latina. Memorial Virtual Paulo Freire, São Paulo. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/4215. Acesso em: 15 dez. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Brasília, 19 fev. 2022. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_CES04_02.pdf?query=INOVA%C3%87%C3%83O. Acesso em: 9 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Caderno de Educação Popular em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/conteudo/midia/arquivos/caderno-educacao-popular-saude-p1.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de Educação Popular em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/2_caderno_educacao_popular_saude.pdf. Acesso em: 9 dez. 2021.
CARNEIRO JÚNIOR, N. Ensino da saúde coletiva na faculdade de medicina do ABC: alguns apontamentos sobre os desafios da saúde coletiva na formação médica. ABCS Health Sciences, Santo André, v. 40, n. 3, p. 348-351, 2015.
CRUZ, P. J. S. C. et al. Educação popular em saúde: concepção para o agir crítico ante os desafios da década de 2020. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 6-28, jul. 2020. DOI 10.14393/REP-2020-56014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56014. Acesso em: 18 ago. 2023.
DWORKIN, S. L. Sample size policy for qualitative studies using in-depth interviews. Archives of Sexual Behavior, New York, v. 41, p. 1319-1320, 2012. DOI 10.1007/s10508-012-0016-6. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10508-012-0016-6. Acesso em: 9 dez. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 2001.
GOMES, L. B.; MERHY, E. E. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 7-18, 2011. DOI 10.1590/S0102-311X2011000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/wcTZ5tX8K43XdxzxVgGKfkp/?lang=pt#. Acesso em: 17 ago. 2023.
MALTA, D. C. et al. O SUS e a política nacional de promoção da saúde: perspectiva resultados, avanços e desafios em tempos de crise. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 6, p. 1799-1809, jun. 2018. DOI 10.1590/1413-81232018236.04782018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/9mXFmz3J8Y4qjjbKgk8VVVq/. Acesso em: 17 ago. 2023.
MERTEN, T. O. Teste de associação de palavras na psicologia e psiquiatria: história, método e resultados. Análise Psicológica, Lisbo, v. 10, n. 4, p. 531-541, 1992. Disponível em: https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/1883. Acesso em: 17 ago. 2021.
MEYER, P. F.; COSTA, I. C. C.; GICO, V. V. Ciências sociais e fisioterapia: uma aproximação possível. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p. 877-890, 2006. DOI 10.1590/S0104-59702006000400006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/ncgRyTMqkwzptm8VMqRVvbS/?lang=pt.Acesso em: 15 jul. 2023.
MOROSINI, M. V. G. C.; FONSECA, A. F.; BAPTISTA, T. W. F. Previne Brasil, agência de desenvolvimento da atenção primária e carteira de serviços: radicalização da política de privatização da atenção básica? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 9, 2020. DOI 10.1590/0102-311X00040220. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Hx4DD3yCsxkcx3Bd6tGzq6p/. Acesso em: 17 ago. 2021.
NEVES, D. A. B. et al. Protocolo verbal e teste de associação livre de palavras: perspectivas de instrumentos de pesquisa introspectiva e projetiva na ciência da informação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 8, n. 3, p. 64-79, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/12917. Acesso em: 12 fev. 2022.
RIBEIRO, K. S. Q. S. A experiência na extensão popular e a formação acadêmica em fisioterapia. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 79, p. 335-346, set./dez. 2009. DOI 10.1590/S0101-32622009000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/pm9WRFZZJBs6qLc4FZ3c5Tv/#. Acesso em: 12 fev. 2022.
RIBEIRO, K. S. Q. S. et al. A contribuição da educação popular na formação dos fisioterapeutas. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2014. DOI 10.18310/2358-8306.v1n1p51. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/cadernos-educacao-saude-fisioter/article/view/11. Acesso em: 12 fev. 2022.
RODRIGUES, J. A. S.; CRUZ, P. J. S. C. Educação popular e promoção da saúde na atenção primária: ideias, saberes e experiências. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020.
SPOHR, F. S.; DALSOTTO, M. P. B.; CORREA, Y. Educação popular e pedagogia crítica: os princípios pedagógicos freireanos na formação de educadores populares em saúde. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, p. 1-19, 2021. DOI 10.5212/PraxEduc.v.16.16613.032. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16613. Acesso em: 26 jul. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Reforma parcial do projeto pedagógico do curso de fisioterapia. Recife, 2012. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/39334/0/PPC+2012/bb8ed885-8996-47ff-828f-4952a83eb6be. Acesso em: 28 jul. 2023.
VASCONCELOS, E. M.; CRUZ, P. J. S. C. (org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em experiência. São Paulo; João Pessoa: Hucitec; EDUFPB, 2013.
VELOSO, F. A.; VILLELA, A.; GIAMBIAGI, F. Determinantes do “milagre” econômico brasileiro (1968-1973): uma análise empírica. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 62, n. 2, p. 221-246, 2008. DOI 10.1590/S0034-71402008000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbe/a/5SyG8QnVhQHdyyfKdd893mk/?lang=pt#. Acesso em: 18 ago. 2023.
VIEIRA, V. M. O. Contribuições da técnica de “associação livre de palavras” para a compreensão da sexualidade na adolescência. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 26, n. 1, p. 260-281, jan./abr. 2019. DOI 10.5335/rep.v26i1.6126. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6126. Acesso em: 18 ago. 2023.
VILLARDI, M. L.; CYRINO, E. G.; BERBEL, N. A. N. A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Macilio Manuel da Silva, Juliana Fernandes de Souza Barbosa, Cinthia Rodrigues de Vasconcelos, Joaquim Sérgio de Lima Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.