A filosofia benjaminiana da infância e possíveis diálogos com a educação popular

Autores

  • Reginaldo José da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69347

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Paulo Freire, Educação Popular, Filosofia

Resumo

Com o objetivo de identificar aproximações entre a filosofia de Walter Benjamin, na discussão dele sobre a infância e alguns aspectos da educação popular, este artigo propõe, a partir de uma análise teórica de textos benjaminianos e freirianos, a ideia de que é possível acionar o pensamento do referido filósofo berlinense como base para aprofundar reflexões em torno das práticas educativas populares. Com essa pretensão, não se buscará fazer um debate eurocêntrico da educação popular, mas perceber como Benjamin, um intelectual engajado com as lutas das classes operárias no início do século 20, elaborou concepções pedagógicas e políticas que podem ser importantes para educadores e educadoras comprometidos e comprometidas com formas de educação direcionadas à superação das opressões.

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Biografia do Autor

Reginaldo José da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil;  assessor técnico na KNH Brasil Nordeste, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

SILVA, R. J. da. A filosofia benjaminiana da infância e possíveis diálogos com a educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 334–354, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69347. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69347. Acesso em: 3 dez. 2024.