O ensino de filosofia na educação popular

notas a respeito da reforma no ensino médio

Autores

  • Carlos Edimilson Avila de Lima Universidade Federal de Santa Maria
  • Mitieli Seixas da Silva Univeridade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-0492-2072
  • Sarah Paiva da Silva Schmitz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69147

Palavras-chave:

Educação Popular, BNCC, Ensino Filosofia, Novo Ensino Médio

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura local, a partir das experiências e vivências no curso de educação popular Pré-Universitário Popular Alternativa, acerca dos primeiros impactos da implementação da Base Nacional Comum Curricular (2018) nos currículos do Ensino Médio (EM). Dessa forma, pretende-se realizar uma apresentação crítica do Novo EM no Rio Grande do Sul e da recepção dele por parte da comunidade escolar, focando na experiência de educação popular. Ademais, o artigo embasa-se em uma metodologia de pesquisa pós-crítica cartográfica (Passos; Barros, 2009), que busca fugir das metanarrativas e construir uma leitura a partir das micropolíticas e microrrelações (Silva, 2010). Nesse sentido, utilizamos um questionário com os educandos do Curso Pré-Universitário Popular Alternativa. O apoio em Freire justifica-se, principalmente, pela conceituação de educação popular, pensada como um elemento da resistência do pensamento crítico frente a retrocessos neoliberais, como as supracitadas reformas na área da educação no Brasil. Quanto à especificidade do ensino de Filosofia, busca-se suporte em Cerletti (2009) por conta de sua noção de autonomia a partir do ensino de Filosofia como resultado de uma pedagogia cuja construção é coletiva.

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Biografia do Autor

Carlos Edimilson Avila de Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mitieli Seixas da Silva , Univeridade Federal de Santa Maria

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; com período sanduíche pela University of California, Estados Unidos; professora na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Sarah Paiva da Silva Schmitz, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; coordenadora da equipe de Filosofia do curso Pré-Universitário Alternativa Popular.

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

LIMA, C. E. A. de; SILVA , M. S. da; SCHMITZ, S. P. da S. O ensino de filosofia na educação popular: notas a respeito da reforma no ensino médio. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 97–119, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-69147. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69147. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais