A escolarização de pescadoras/es artesanais na EJA

relações com o Seguro Defeso

Autores

  • Carlos Fagner Pereira Pires Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edna Castro de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69135

Palavras-chave:

Escolarização, Educação de Jovens e Adultos, Pescador artesanal, Direito à educação, Programa Seguro Defeso Pescador/a Artesanal

Resumo

Este artigo resulta de uma dissertação que problematiza a inserção de pescadoras/es artesanais beneficiárias/os do Programa Seguro Defeso Pescador/a Artesanal (SDPA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objeto de investigação focaliza estudos nesta temática buscando verificar as relações entre a escolarização desses sujeitos e o Programa. Como recorte da pesquisa, o estudo focaliza a revisão de literatura referente aos trabalhos que exploram produções que enfatizam a relação da escolarização dos pescadores/as artesanais e o SDPA. Tem como aporte teórico estudos sobre trabalho e educação, considerando os sujeitos, as vidas deles no labor da pesca e as práticas culturais das comunidades. Resultados preliminares indicam “lacunas” nas produções que relacionam a escolarização de estudantes da EJA que vivem da pesca e que são beneficiários do SDPA.

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Biografia do Autor

Carlos Fagner Pereira Pires, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora voluntária na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; membro do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação nessa instituição.

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

PIRES, C. F. P.; OLIVEIRA, E. C. de. A escolarização de pescadoras/es artesanais na EJA: relações com o Seguro Defeso. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 320–333, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69135. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69135. Acesso em: 22 dez. 2024.