Licenciatura em Educação do Campo

representações sociais sobre a escolha da profissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68994

Palavras-chave:

Licenciatura em Educação do Campo, Representações Sociais, Educação Superior

Resumo

Neste trabalho discute-se as representações sociais que alicerçam as motivações dos estudantes para o ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Os instrumentos utilizados para a construção dos dados foram: questionário, entrevista e grupo focal. Para a interpretação das informações, utilizamos a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Como resultado, elencou-se algumas categorias, entre elas, a “Escolha da Profissão”, discutida neste artigo. Verificou-se que a motivação dos alunos para cursar a LECampo é fruto da influência do meio em que vivem e da representação social de que esse curso oferece uma grande oportunidade de inserção no Ensino Superior, resultando em mudança de vida para os jovens e adultos do campo. Ficou claro, ainda, que o ingresso no curso contribui para reverter um quadro histórico de desigualdade no acesso dos camponeses à educação.

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Biografia do Autor

Monaise Cristina Borges Silva Veronese, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; servidora técnica administrativa na mesma instituição.

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade de São Carlos, São Paulo, Brasil e Universidade do Minho, Portugal; professora associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. 

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

VERONESE, M. C. B. S.; SIVIERI-PEREIRA, H. de O.; MIRANDA, C. L. Licenciatura em Educação do Campo: representações sociais sobre a escolha da profissão. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 222–241, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68994. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68994. Acesso em: 29 nov. 2024.