O impacto de métodos ativos no ensino de Química para alunos da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68834

Palavras-chave:

Instruções pelos Colegas (IpC), Ensino sob Medida (EsM), Química, EJA

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar o impacto dos métodos ativos Instrução pelos Colegas (IpC) + Ensino sob Medida (EsM) nas crenças dos alunos do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de um colégio da rede federal do Rio de Janeiro, em relação às aulas de química. Para isso, os alunos tiveram aulas sobre ligações químicas com os métodos IpC + EsM e aulas regulares expositivas sobre os demais tópicos da disciplina, visando compará-las. Coletamos os dados por meio de uma escala de diferencial semântico e os analisamos estatisticamente por teste de hipóteses, além de fazermos entrevistas com os alunos. Os resultados sugerem que o método IpC impactou as crenças dos alunos positivamente, além de revelarem que o método EsM não teve a adesão esperada.

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Biografia do Autor

Kleber Mendes Pereira Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, Brasil.

Claudio Mendes Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação na Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, Brasil.

Sheila Cristina Ribeiro Rego, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professora no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, Brasil.

Daniel Guilherme Gomes Sasaki, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Rio de Janeiro, Brasil; professor no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

DIAS, K. M. P.; DIAS, C. M.; REGO, S. C. R.; SASAKI, D. G. G. O impacto de métodos ativos no ensino de Química para alunos da EJA. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 128–149, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68834. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68834. Acesso em: 14 nov. 2024.