O projeto Encontro de Saberes nas universidades brasileiras como ação afirmativa

Autores

  • Aida Brandão Leal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sandro José da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lion Granier Alves Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
  • Edson Lima Coutinho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67712

Palavras-chave:

Encontro de Saberes, Contra colonização, Mestres tradicionais, Notório saber

Resumo

Trata-se de revisão bibliográfica acerca do Encontro de Saberes, que se caracteriza pela inserção de mestres tradicionais no ensino superior na condição de docentes em disciplinas curriculares. Pretende-se analisar esse projeto como parte e desdobramento das políticas de ações afirmativas. O acesso aos saberes e às práticas tradicionais na relação direta com os mestres compõe e aprofunda o processo que almeja não somente o ingresso de discentes de descendência afro-brasileira e indígena, mas também a inclusão dos seus conhecimentos, metodologias, epistemologias, tendo em vista a superação das abordagens colonizadoras a respeito dos saberes dos povos tradicionais, bem como o enfrentamento do modelo eurocêntrico, colonial e excludente que estrutura as universidades. Mediante o estudo da bibliografia encontrada, é possível inferir que, no contexto brasileiro, o Encontro de Saberes tem se tornado um campo de produção acadêmica e referência para a formação de práticas pedagógicas, de ensino e pesquisa, em uma perspectiva pluriepistêmica e contra colonizadora, em razão das fissuras étnico-racial, política, pedagógica, linguística, institucional e epistêmica. A outorga do título de notório saber aos mestres e às mestras tradicionais nas universidades brasileiras é grande expressão dessas fissuras no modelo acadêmico eurocêntrico, e reflete o atual contexto de enraizamento e amadurecimento do Encontro de Saberes.

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Biografia do Autor

  • Aida Brandão Leal, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; bolsista CAPES; membro do Abolição: Grupo de Pesquisa e Extensão em Antropologia (UFES/CNPq).

  • Sandro José da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab/UFES).

  • Lion Granier Alves, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

    Mestre em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociais, Paraguay; professor da rede estadual de educação do Estado do Espírito Santo, Brasil.

  • Edson Lima Coutinho, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; membro do Abolição: Grupo de Pesquisa e Extensão em Antropologia.

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

LEAL, Aida Brandão; SILVA, Sandro José da; ALVES, Lion Granier; COUTINHO, Edson Lima. O projeto Encontro de Saberes nas universidades brasileiras como ação afirmativa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 1–18, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67712. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67712. Acesso em: 7 abr. 2025.