O projeto Encontro de Saberes nas universidades brasileiras como ação afirmativa

Autores

  • Aida Brandão Leal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sandro José da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lion Granier Alves Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
  • Edson Lima Coutinho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67712

Palavras-chave:

Encontro de Saberes, Contra colonização, Mestres tradicionais, Notório saber

Resumo

Trata-se de revisão bibliográfica acerca do Encontro de Saberes, que se caracteriza pela inserção de mestres tradicionais no ensino superior na condição de docentes em disciplinas curriculares. Pretende-se analisar esse projeto como parte e desdobramento das políticas de ações afirmativas. O acesso aos saberes e às práticas tradicionais na relação direta com os mestres compõe e aprofunda o processo que almeja não somente o ingresso de discentes de descendência afro-brasileira e indígena, mas também a inclusão dos seus conhecimentos, metodologias, epistemologias, tendo em vista a superação das abordagens colonizadoras a respeito dos saberes dos povos tradicionais, bem como o enfrentamento do modelo eurocêntrico, colonial e excludente que estrutura as universidades. Mediante o estudo da bibliografia encontrada, é possível inferir que, no contexto brasileiro, o Encontro de Saberes tem se tornado um campo de produção acadêmica e referência para a formação de práticas pedagógicas, de ensino e pesquisa, em uma perspectiva pluriepistêmica e contra colonizadora, em razão das fissuras étnico-racial, política, pedagógica, linguística, institucional e epistêmica. A outorga do título de notório saber aos mestres e às mestras tradicionais nas universidades brasileiras é grande expressão dessas fissuras no modelo acadêmico eurocêntrico, e reflete o atual contexto de enraizamento e amadurecimento do Encontro de Saberes.

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Biografia do Autor

Aida Brandão Leal, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; bolsista CAPES; membro do Abolição: Grupo de Pesquisa e Extensão em Antropologia (UFES/CNPq).

Sandro José da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab/UFES).

Lion Granier Alves, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Mestre em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociais, Paraguay; professor da rede estadual de educação do Estado do Espírito Santo, Brasil.

Edson Lima Coutinho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; membro do Abolição: Grupo de Pesquisa e Extensão em Antropologia.

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

LEAL, A. B.; SILVA, S. J. da; ALVES, L. G.; COUTINHO, E. L. O projeto Encontro de Saberes nas universidades brasileiras como ação afirmativa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 1–18, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67712. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67712. Acesso em: 10 nov. 2024.