Vivência de um cursinho de educação popular de Iturama, Minas Gerais, em decorrência da pandemia de Covid-19

Autores

  • Micael Junio dos Santos Universidade Federal do ABC https://orcid.org/0000-0002-5645-3055
  • Jecika Maciel Velasques Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Leandro Barbosa de Freitas Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • João Vinícius Albuquerque Pimentel Universidade de São Paulo
  • Gabriel Gustavo Galvão Manoel Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67655

Palavras-chave:

Educação Popular, Ensino Remoto, Plataformas Digitais

Resumo

Pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho, mesmo com o incentivo governamental no acesso ao ensino privado, o ensino superior público tem se tornado cada vez mais cobiçado. Esses fatores culminam no propósito da educação popular, em minimizar diferenças educacionais vivenciadas por alunos em situação de vulnerabilidade, baseada na metodologia freiriana. Como ferramentas para este propósito, surge a proposta de Cursinhos de Educação Popular como uma iniciativa de apoio na preparação destes alunos para a entrada no meio universitário. O presente relato de experiência visa abordar a trajetória do Cursinho de Educação Popular, em Iturama-MG, durante a pandemia de Covid-19, englobando a reformulação e a adaptabilidade dos métodos de ensino tradicional. Ainda, o relato apresenta os resultados obtidos durante essa trajetória até a aprovação nas universidades.

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Biografia do Autor

Micael Junio dos Santos, Universidade Federal do ABC

Mestrando em Evolução e Diversidade na Universidade Federal do ABC, São Paulo, Brasil; coordenador pedagógico da Associação do Cursinho de Educação Popular (ACEP), Minas Gerais, Brasil. 

Jecika Maciel Velasques, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda em Química na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Araraquara, São Paulo, Brasil; professora no Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior (PAADES) no Instituto de Química nessa universidade.

Leandro Barbosa de Freitas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando em Biociências Aplicadas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. 

João Vinícius Albuquerque Pimentel, Universidade de São Paulo

Graduando em Letras na Universidade de São Paulo, Brasil; vice-presidente e professor de redação na Associação do Cursinho de Educação Popular (ACEP), São Paulo, Brasil.

Gabriel Gustavo Galvão Manoel, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando em Química na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; professor de Química da Associação do Cursinho de Educação Popular (ACEP), Minas Gerais, Brasil; membro do Núcleo de Educação em Ciências, Diversidade e Práticas Ambientais (NEduC/UFTM); bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CNPq).

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

SANTOS, M. J. dos; VELASQUES, J. M.; FREITAS, L. B. de; PIMENTEL, J. V. A.; MANOEL, G. G. G. Vivência de um cursinho de educação popular de Iturama, Minas Gerais, em decorrência da pandemia de Covid-19. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 384–398, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67655. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67655. Acesso em: 22 jul. 2024.