Oficinas do ReNP

uma experiência de educação popular na luta contra as violências e tortura no sistema prisional de Minas Gerais durante a pandemia

Autores

  • Luiz Phelipe da Silva Maia Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Matheus Benini Breder Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raphael Geraldo Estanislau Vaz Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thiago César Carvalho dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-66836

Palavras-chave:

Educação Popular, Direitos Humanos, Sistema Prisional

Resumo

Trata-se de um estudo de caso das oficinas realizadas pela AJUP-UFMG, conjuntamente ao Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas Privadas de Liberdade, sobre o Regulamento de Normas e Procedimentos do Sistema Prisional de Minas Gerais, durante o período de pandemia. Utilizou-se o método freiriano de educação popular, considerando que este não finda no aspecto metodológico, mas toma forma também enquanto prática política. As oficinas atingiram sobretudo familiares que agem enquanto lideranças e referências regionais, majoritariamente mulheres negras periféricas, gerando ações em diversas esferas. Conclui-se que a experiência das oficinas, sem pretensão de universalidade, contribui ao debate sobre educação popular em direitos humanos e no combate ao encarceramento em massa e ao populismo penal.

Downloads

Biografia do Autor

  • Luiz Phelipe da Silva Maia Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduando em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; bolsista de extensão do Programa Polos de Cidadania (UFMG); membro do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua.

  • Matheus Benini Breder, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduando em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. 

  • Raphael Geraldo Estanislau Vaz Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduando em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

  • Thiago César Carvalho dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestrando em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; bolsista CAPES; membro do Grupo de ` Pesquisa "O estado de exceção no Brasil contemporâneo: para uma leitura crítica do argumento de emergência no cenário político-jurídico nacional".

Referências

ABBUD, B. Pandemia pode ter levado Brasil a ter recorde histórico de 919.651 presos. O Globo, Brasília, 5 de junho de 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/06/pandemia-pode-ter-levado-brasil-a-ter-recorde-historico-de-919651-presos.ghtml. Acesso em: 8 jun. 2022.

ALMEIDA, A. L. V. Um estalo nas faculdades de direito: perspectivas ideológicas da Assessoria Jurídica Universitária Popular. 2015. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8352?locale=pt_BR. Acesso em: 8 jun. 2022.

ANDRADE, V. R. P. O Projeto Universidade sem Muros: puxando a prisão. Discenso, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 303-312, nov. 2008.

BATISTA, A. C. Núcleo de estudos e práticas emancipatórias. Discenso, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 279-282, nov. 2008.

BBC NEWS BRASIL. Disputa entre facções deixa ao menos 118 mortos em prisão do Equador. BBC News Brasil, São Paulo, 1 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58744340. Acesso em: 8 jun. 2022.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Recomendação nº 62, de 17 de março de 2020. Recomenda aos Tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus – Covid-19 no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3246. Acesso em: 8 jun. 2022.

CRUZ, M. C. A vontade de ser livre é inata e a luta pela liberdade é uma constante: reflexões sobre racismo, tortura e pandemia no Brasil. In: COUTINHO JÚNIOR, J. et al. (org.). Relatório: a pandemia da tortura no cárcere. São Paulo: Pastoral Carcerária, 2021. p. 53-60. Disponível em: https://ponte.org/wp-content/uploads/2021/01/Relatorio_2020_web.pdf. Acesso em: 8 jun. 2022.

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL. Ministério da Justiça. 11º Ciclo: INFOPEN Nacional: jun-dez 2021. Brasília, jan. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/depen/pt-br/servicos/sisdepen/mais-informacoes/relatorios-infopen/relatorios-analiticos/br/brasil-dez-2021.pdf. Acesso em: 1º nov. 2022.

DIAS, S. Órgãos de controle externo enfrentam a incomunicabilidade imposta às pessoas presas e atuam para levar informação à sociedade. In: COUTINHO JÚNIOR, J. et al. (org.). Relatório: a pandemia da tortura no cárcere. São Paulo: Pastoral Carcerária, 2020. p. 61-70. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/19V6-WThLMecx9SOLHOJpVTaQPUj-LvRF/view. Acesso em: 8 jun. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

GONÇALVES, L.; BALAN, M.; SANTOS, C. A pandemia de tortura: uma análise dos dados coletados pela Pastoral Carcerária Nacional. In: COUTINHO JÚNIOR, J. et al. (org.). Relatório: a pandemia da tortura no cárcere. São Paulo: Pastoral Carcerária, 2020. p. 25-44. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/19V6-WThLMecx9SOLHOJpVTaQPUj-LvRF/view. Acesso em: 8 jun. 2022.

LADIPO, D. O retrocesso da liberdade: contabilizando o custo da tradição prisional americana. Perspectiva, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 223-253, jan./jun. 2001. Doi: 10.5007/%25x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/8500. Acesso em: 8 jun. 2022.

LEMOS, C. B. Abolicionismo em movimento: a luta antiprisional em Belo Horizonte/MG. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 32., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: RBA, 2020. Disponível em: https://www.32rba.abant.org.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=81. Acesso em: 8 jun. 2022.

MELO NETO, J. F. Educação popular em direitos humanos. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 429-440. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/ncdh/wp-content/uploads/2014/07/merged.compressed.pdf. Acesso em: 8 jun. 2022.

MOREIRA, A. J.; ALMEIDA, P. O.; CORBO, W. Manual de educação jurídica antirracista. São Paulo: Contracorrente, 2022.

NESPOLI, GRASIELE. Entrevista: Grasiele Nespoli. [Entrevista concedida a] Julia Neves. EPSJV/Fiocruz, Rio de Janeiro, 1º jun. 2020. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/a-educacao-popular-e-importante-porque-reconhece-condicoes-de-vida-atua-a-partir. Acesso em: 12 jun. 2022.

PAVANELLI, L. Presídio onde houve motim na Grande BH tem 2 presos por vaga. R7 Minas Gerais, Belo Horizonte, 5 de novembro de 2021. Disponível em: https://noticias.r7.com/minas-gerais/presidio-onde-houve-motim-na-grande-bh-tem-2-presos-por-vaga-05112021. Acesso em: 12 jun. 2022.

SANTOS, R. S. F. Epistemologias críticas, ecologia de saberes e o compromisso ético-político com a libertação. Discenso, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 173-199, 2010.

SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA SOCIAL. Subsecretaria de Administração Prisional. Regulamento e Normas de Procedimentos do Sistema Prisional de Minas Gerais (ReNP). Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://www.depen.seguranca.mg.gov.br/images/Publicacoes/Subsecretariadeadministracaoprisional/Regulamento-e-Normas-de-Procedimentos-do-Sistema-Prisional-de-Minas-Gerais-28.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.

SILVA, C. R. et al. População carcerária diminui, mas Brasil ainda registra superlotação nos presídios em meio à pandemia. G1, Rio de Janeiro, 17 de maio de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2021/05/17/populacao-carceraria-diminui-mas-brasil-ainda-registra-superlotacao-nos-presidios-em-meio-a-pandemia.ghtml. Acesso em: 8 jun. 2022.

SMINK, V. Onde ficam as prisões mais superlotadas da América Latina. BBC News Brasil, São Paulo, 12 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58851195. Acesso em: 12 jun. 2022.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Medida Cautelar na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 347/DF. Rel. Min. Marco Aurélio. Diário da Justiça Eletrônico, Brasília-DF, 2015. Disponível em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=10300665. Acesso em: 12 jun. 2022.

VILALTA, C.; FONDEVILA, G. Nota Estratégica 32: Populismo penal na América Latina: a dinâmica de crescimento da população carcerária. Instituto Igarapé, Rio de Janeiro, abr. 2019. Disponível em: https://igarape.org.br/wp-content/uploads/2019/04/2019-03-29-NE-32_Prision-Growth-PT.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.

WORLD PRISON BRIEF. Institute for Crime and Justice Policy Research. Highest to lowest: prison population total. London: Birkbeck. Disponível em: https://www.prisonstudies.org/highest-to-lowest/. Acesso em: 8 jun. 2022.

ZITKOSKI, J. J. Educação popular e movimentos sociais na América Latina: o desafio da participação cidadã. Educação, Santa Maria, v. 42, n. 1, p. 73-84, 2017. Doi: 10.5902/1984644420447. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/20447. Acesso em: 12 jun. 2022.

Downloads

Publicado

05-11-2022

Como Citar

CARNEIRO, Luiz Phelipe da Silva Maia; BREDER, Matheus Benini; RIBEIRO, Raphael Geraldo Estanislau Vaz; SANTOS, Thiago César Carvalho dos. Oficinas do ReNP: uma experiência de educação popular na luta contra as violências e tortura no sistema prisional de Minas Gerais durante a pandemia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 217–235, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-66836. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66836. Acesso em: 25 maio. 2025.