Centro de Cidadania da Praia Vermelha

novas estratégias para seguir (re)pensando a extensão universitária em tempos de pandemia

Autores

  • Lucas Barroso Rego Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-1853-3289
  • Híkaro de Castro Dias Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Júlia Felipe Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mônica Mendonça Delgado Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64268

Palavras-chave:

Agroecologia, Sociedade, Universidade, Cursos, Informação

Resumo

O presente trabalho busca apresentar algumas reflexões acerca da reestruturação ocorrida nas ações de extensão, em virtude da pandemia do Covid-19. Nesse sentido, o nosso principal objetivo será apresentar um panorama geral sobre a histórica e atual experiência do “Centro de Cidadania da Praia Vermelha”, um projeto de extensão da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que, desde 2009, vem oportunizando debates sobre a prática cidadã e a garantia de direitos sociais. Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus, o projeto precisou (re)pensar a própria prática de extensão e se adaptar ao universo digital, desenvolvendo estratégias criativas para seguir contribuindo com o processo de transformação social. Partindo desse contexto, o presente artigo visa relatar o momento experienciado pelos construtores do projeto em sua (re)formulação para o universo digital. Para isso, utilizou-se a metodologia do estudo de caso. Os resultados encontrados dizem respeito a estratégias desenvolvidas para seguir realizando extensão universitária, mesmo em tempos remotos de pandemia. Assim, torna-se possível incentivar uma maior dialogicidade entre a sociedade civil e os centros universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Barroso Rego, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Bacharelado) e na Universidade Cândido Mendes (Licenciatura), Rio de Janeiro, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa (GEPIC/UFRJ).

Híkaro de Castro Dias Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; bolsista no projeto de extensão "Centro de Cidadania da Praia Vermelha". 

Ana Júlia Felipe Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; colaboradora no projeto de extensão "Centro de Cidadania da Praia Vermelha". 

Mônica Mendonça Delgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Desenvolvimento Agrícola e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; socióloga na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do projeto de extensão "Centro de Cidadania da Praia Vermelha".

Referências

ALMEIDA, B. O.; ALVES, L. R. G. Lives, educação e Covid-19: estratégias de interação na pandemia. Interfaces Científicas: Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 149–163, 2020. Doi: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p149-163. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926. Acesso em: 12 jun. 2021.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, 2002. Doi: 0.1590/S1413-24782002000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt. Acesso em: 12 jun. 2021.

BRAVO, M. I. S.; MATOS, M. C. (org.). Assessoria, Consultoria & Serviço Social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 70. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

JEZINE, E. M. Multiversidade e extensão universitária. In: FARIA, D. S. (Org.). Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília: Editora da UnB, 2001.

ODA, A. M. G. R.; LEITE, S. A pandemia de COVID-19 no Brasil: em busca de sentidos em meio à tragédia. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 467-473, set. 2020. Doi: 10.1590/1415-4714.2020v23n3p467.1. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlpf/a/cwq6r797zVrnRM3fwfrCqDD/?lang=pt. Acesso em: 12 jun. 2021.

ROCHA, R. M. G. A construção do conceito de extensão universitária na América Latina. In: FARIA, D. S. (org.). Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília: Editora da UNB, 2001.

ROCHA, L. A. C. Projetos interdisciplinares de extensão universitária: ações transformadoras. 2007. 84 f. Dissertação (Mestrado em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação) – Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes, 2007.

SANTOS, B. S. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. EXTELAR, João Pessoa, v. 13, n. 8, p. 1-15, 2013. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/0B0WeZ6rpkrFBQXFnMVlHYTJDalE?resourcekey=0-9V5qEaLbl6gXaegkSzlKDw. Acesso em: 12 jun. 2021.

SILVA, M. M. V. A.; ACOSTA, L. E. A. Centro de Cidadania da Praia Vermelha ESS/UFRJ: produção do conhecimento e transformação social. In: CONGRESSO NACIONAL DA REDE UNIDA, 9., 2010, Porto Alegre. Resumo [...]. Porto Alegre: Rede Unida, 2010.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2022-11-05

Como Citar

REGO, L. B.; FERREIRA, H. de C. D.; RAMOS, A. J. F.; DELGADO, M. M. Centro de Cidadania da Praia Vermelha: novas estratégias para seguir (re)pensando a extensão universitária em tempos de pandemia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, MG, p. 204–216, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64268. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64268. Acesso em: 7 dez. 2022.