Utopias compartilhadas em práxis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-63427

Palavras-chave:

Paulo Freire, Utopias, Práxis

Resumo

A utopia freireana, em seu sentido mais radical, entrelaça a ideia de humanização, liberdade e esperança. Essas palavras, quando não são apenas palavras, mas práxis, reverberam na construção de um projeto de sociedade justa, democrática, laica e inclusiva. Só afiançadas na ideia do “Estado de Direito”, conseguimos nos comprometer e lutar por uma educação transformadora, dialógica, libertadora. Assim caminhamos por horizontes de utopia! 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; pesquisadora do Grupo de Pesquisa Curriculum (PUC), do Observatório de Políticas Públicas (OPP/UFU) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional (GEPAE/UFU).

Nima Imaculada Spigolon, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; coordenadora e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA/Unicamp) e do Grupo de Pesquisa em Política, Educação e Sociedade (GPPES/Unicamp).

Referências

COIMBRA, C. L.; SPIGOLON, N. Inspirações e práxis freireana: contribuições de Elza Freire para o diálogo e a convivência. Caderno de Textos do GEPEJA, Campinas, v. 1, p. 78-86, 2010.

COIMBRA, C. L.; RICHTER, L. M. Sons, imagens e contatos na tessitura do Círculo de Cultura: espaço-tempo de aprendizagem criativa. In: SPIGOLON, N. I.; CAMPOS, C. B. G. (org.). Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. Curitiba: CRV, 2016. p. 141-158.

COIMBRA, C. L. Categorias freireanas na práxis. e-Mosaicos, v. 6, p. 55-67, 2017. Doi: 10.12957/e-mosaicos.2017.31162. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/31162 . Acesso em: 15 jul. 2021.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Introdução de Francisco C. Weffort. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Educação e mudança. Prefácio de Moacir Gadotti. Tradução de Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro-RJ. Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro-RJ: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. Prefácio de Antonio Joaquim Severino. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Prefácio de Edna Castro de Oliveira. Rio de Janeiro-RJ: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê? Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 2 set. 2021.

SPIGOLON, N. I. Pedagogia da convivência: Elza Freire uma vida que faz educação. Jundiaí: Paco Editorial: 2016.

SPIGOLON, N. I.; CAMPOS, C. B. G. (org.). Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. Curitiba: CRV, 2016.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

COIMBRA, C. L.; SPIGOLON, N. I. Utopias compartilhadas em práxis. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 3–8, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-63427. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63427. Acesso em: 24 dez. 2024.