Didática à luz de Paulo Freire em reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd

Autores

  • Fernando Miranda Arraz Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-4609-7683
  • Jucileia Costa Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kyara Botelho Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Noelma Nascimento Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63213

Palavras-chave:

Didática, ANPed, Paulo Freire

Resumo

O referido estudo tem como embasamento pesquisas realizadas nos Anais das reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), dos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019 no Grupo de Trabalho – GT 04 – Didática, que tenham referências às inúmeras obras do autor Paulo Freire. Dessa forma, o objetivo deste estudo é identificar e compreender, por meio da pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte, como o educador vem sendo referenciado neste GT e durante este espaço temporal. Destacamos que, considerando as quatro reuniões da ANPEd, nos GT de Didática tivemos um total sessenta e seis trabalhos. Destes, fazendo referência ao educador, tivemos como achados: três no ano de 2013; quatro em 2015; três no ano de 2017; e seis em 2019, perfazendo dezesseis trabalhos no total e com temáticas diversificadas. Assim os autores relatam que as referências realizadas nos trabalhos pesquisados na ANPEd e no referido GT conseguem apresentar considerações valiosas para o campo da Didática, encontrando assim, novos espaços de significações.

Downloads

Biografia do Autor

  • Fernando Miranda Arraz, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil; mestrando em Educação e Docência na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; servidor público da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si (LapenSI/UFMG).

  • Jucileia Costa Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestranda em Construção Civil na Universidade na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

  • Kyara Botelho Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

  • Noelma Nascimento Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestranda em Educação e Docência a Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professora efetiva da rede estadual de ensino do Espírito Santo, Brasil.

Referências

BAIBICH, T. M.; ORTEGA, A. R. O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt04_trabalhos_pdfs/gt04_2898_texto.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

BERALDO, F. R. C.; SOARES, S. R. Mediação didática na formação do futuro professor da escola básica. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt04_trabalhos_pdfs/gt04_3429_texto.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

BOSCO, C. S. SOARES, M. C. Polissemia de concepções sobre educação integral: narrativas docentes. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_29_1. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRAGA, M.; FAGUNDES, M. Por uma didática humanizadora à luz de Paulo Freire. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT04-4613.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.612 de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 abr. 2012.

CAMPOS, V. T. Contribuições de ações de formação contínua para a (trans)formação e a prática docente na educação superior. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_34_9. Acesso em: 15 ago. 2021.

CARDIEIRI, E. O diálogo nas relações escolares e na atuação docente: uma dimensão negligenciada na prática educativa?. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT04-4252.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

CARNEIRO, I. M. S. P., CAVALCANTE, M. M. D., LOPES, F. M. N. A necessidade de uma posição teleológica voltada para a formação didático-pedagógica de professores bachareis e tecnológos. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luis. Anais [...]. São Luis: UFMA, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT04_809.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

SOARES, E. R. M. A socioeducação e o quarto nível avaliativo: entre o desejo de aprender e de ser livre. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_27_8. Acesso em: 15 ago. 2021.

FERREIRA, N. S. S. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Doi: 10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2021.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P. A educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’água, 2005.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registro de uma experiência em processo. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967-2007.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983-2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996-1999-2003-2011b.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um encontro com a Pedagogia do Oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997-2011a.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987-1988.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 10. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2000.

GEBRAN, R.; ARAÚJO, A. T.; RUIZ, A. O logbook como estratégia de ensinagem: acrescentando sabor e cor ao ensino médico asséptico e branco. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT04-4182.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

HONOTATO, H. G. A disciplina de introdução à logística naval na formação superior da marinha do Brasil. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_39_8. Acesso em: 15 ago. 2021.

MARIGO, A.; MELLO, R. Atuações educativas de êxito em comunidades de aprendizagem: contribuições da aprendizagem dialógica para a área de didática. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT04-4513.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

MARIGO, A. F. C. Tertúlias dialógicas na mediação didática com o conhecimento. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luis. Anais [...]. São Luis: UFMA, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT04_1310.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

REZENDE, M. A. R. A Mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt04_trabalhos_pdfs/gt04_2672_texto.pdf . Acesso em: 15 set. 2021.

SEVERO, J. L. R. L. Didática e educação não escolar: um ensaio sobre pistas conceituais e itinerários emergentes. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_21_5. Acesso em: 15 abr. 2021.

SILVA, E. F. A didática nas perspectivas de licenciandos: da fórmula mágica à mediação entre teoria- prática. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luis. Anais [...]. São Luis: UFMA, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT04_86.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

SILVA, F. O.; RIBEIRO, M. L. Didática e inovação: aprendizagens colaborativas no cotidiano da docência universitária. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_48_9. Acesso em: 15 ago. 2021.

SILVA, M. A.; ALMEIDA, L. A. A. Profissionalidades reveladas no movimento discursivo das contribuições da didática na Formação de pedagogos (as). In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luis. Anais [...]. São Luis: UFMA, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT04_831.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

Downloads

Publicado

29-04-2022

Como Citar

ARRAZ, Fernando Miranda; VIEIRA, Jucileia Costa; PEREIRA, Kyara Botelho; PINHEIRO, Noelma Nascimento. Didática à luz de Paulo Freire em reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 172–191, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63213. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63213. Acesso em: 18 abr. 2025.