Cadê o juízo do Menino?

reflexões das crianças sobre a normalidade em uma obra de literatura infantil do PNAIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63205

Palavras-chave:

Normalidade, Políticas educacionais, Literatura, Pesquisa participante com crianças

Resumo

O artigo é originário de uma pesquisa empírica com crianças de 10 e 11 anos, estudantes de uma escola localizada na periferia da cidade de Porto Alegre/RS. A investigação se propõe a analisar as concepções infantis acerca do conceito de normalidade a partir do livro Cadê o Juízo do Menino?, parte das obras do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A obra foi lida e discutida com alunas e alunos, a partir da realização de rodas de conversas. As análises aqui realizadas articulam os textos escrito e visual da obra, a legislação e as reflexões das crianças. Recorremos ao conceito de Atuação das Políticas Educacionais (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2006) para analisar o material empírico produzido. Os resultados apontam que as políticas de educação vão além dos seus objetivos educacionais ou pedagógicos, como a alfabetização e o letramento, mas também contribuem para a formação humana dos/as estudantes. Por isso, a interferência das/dos educadoras/es é fundamental, desde a escolha das obras lidas em cada sala de aula até o debate acerca delas, contribuindo para rever estereótipos e proporcionar uma educação crítica.

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Biografia do Autor

Camile Pegoraro, Universidade do Vale dos Sinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professora da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Educação no Brasil: Memória, Instituições e Cultura Escolar e do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. 

Raquel Pegoraro Copatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Psicologia Migrações e Culturas (NEMPSIC/UFSC).

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

PEGORARO, C.; SILVA, E. C. H. da; COPATTI, R. P. Cadê o juízo do Menino? reflexões das crianças sobre a normalidade em uma obra de literatura infantil do PNAIC. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 130–153, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63205. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63205. Acesso em: 23 jul. 2024.