Cadê o juízo do Menino?

reflexões das crianças sobre a normalidade em uma obra de literatura infantil do PNAIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63205

Palavras-chave:

Normalidade, Políticas educacionais, Literatura, Pesquisa participante com crianças

Resumo

O artigo é originário de uma pesquisa empírica com crianças de 10 e 11 anos, estudantes de uma escola localizada na periferia da cidade de Porto Alegre/RS. A investigação se propõe a analisar as concepções infantis acerca do conceito de normalidade a partir do livro Cadê o Juízo do Menino?, parte das obras do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A obra foi lida e discutida com alunas e alunos, a partir da realização de rodas de conversas. As análises aqui realizadas articulam os textos escrito e visual da obra, a legislação e as reflexões das crianças. Recorremos ao conceito de Atuação das Políticas Educacionais (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2006) para analisar o material empírico produzido. Os resultados apontam que as políticas de educação vão além dos seus objetivos educacionais ou pedagógicos, como a alfabetização e o letramento, mas também contribuem para a formação humana dos/as estudantes. Por isso, a interferência das/dos educadoras/es é fundamental, desde a escolha das obras lidas em cada sala de aula até o debate acerca delas, contribuindo para rever estereótipos e proporcionar uma educação crítica.

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Biografia do Autor

  • Camile Pegoraro, Universidade do Vale dos Sinos

    Doutora em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professora da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Educação no Brasil: Memória, Instituições e Cultura Escolar e do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. 

  • Raquel Pegoraro Copatti, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Psicologia Migrações e Culturas (NEMPSIC/UFSC).

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

PEGORARO, Camile; SILVA, Eduardo Cristiano Hass da; COPATTI, Raquel Pegoraro. Cadê o juízo do Menino? reflexões das crianças sobre a normalidade em uma obra de literatura infantil do PNAIC. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 130–153, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63205. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63205. Acesso em: 14 abr. 2025.