Crianças e adolescentes como sujeitos de conhecimento

uma crítica do saber para um saber democrático

Autores

  • Hayda Josiane Alves Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62924

Palavras-chave:

Conhecimento, Criança, Adolescente, Comitês de Ética em Pesquisa

Resumo

O objetivo deste artigo é debater aspectos, relações e sentidos que limitam a participação de crianças e adolescentes na produção de saberes a partir da educação popular. Para tanto, somamo-nos à “crítica do saber” em torno da questionável neutralidade-objetividade das ciências, seus modos de legitimação e suas fronteiras para a participação infantojuvenil. Conceber as crianças e os adolescentes como seres de existência plena implica importantes desafios, visto que esses sujeitos tendem a ser negligenciados como seres de cultura, saber e educação, além de invisibilizados em escritos acadêmicos sobre suas famílias e suas comunidades. Além disso, nos processos de pesquisa, são subalternizados pela tutela do adulto como parte de uma regulamentação especial dos Comitês de Ética em Pesquisa voltada à proteção desse grupo, mas que acaba por silenciar suas vozes e comprometer sua autonomia. Torna-se fundamental aprofundar esse debate sob a perspectiva das epistemologias críticas e emergentes para além de um eixo ético-legal capaz de vislumbrar crianças e adolescentes como sujeitos plenos. Nesse caminho, as pedagogias freirianas possibilitam reflexões potentes ao reconhecer tais indivíduos como seres humanos em sua totalidade, capazes de criar e transformar saberes necessários à produção de conhecimento democrático.

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Biografia do Autor

Hayda Josiane Alves, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil e Morgan State University, Maryland, Estados Unidos; professora adjunta do Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

ALVES, H. J. Crianças e adolescentes como sujeitos de conhecimento: uma crítica do saber para um saber democrático. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 154–171, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62924. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62924. Acesso em: 23 nov. 2024.