Saberes necessários à docência na educação superior na perspectiva da educação para todos/as

inclusão de educandos/as com deficiência

Autores

  • Lorrane Stéfane Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Vanessa T. Bueno Campos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62391

Palavras-chave:

Docência universitária, Saberes necessários à docência, Inclusão de educandos/as com deficiência

Resumo

As análises e reflexões apresentadas neste artigo são oriundas de uma pesquisa desenvolvida no período de 2019 a 2021, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A pergunta que orientou a discussão foi: quais são os saberes que os/as docentes universitários/as precisam ter para mediar o processo de ensino-aprendizagem de educandos/as com deficiência? O objetivo do artigo consiste em apreender, a partir da interlocução com docentes de cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento da UFU, os saberes necessários para mediar o processo de ensino-aprendizagem de educandos/as com deficiência. A educação progressista libertadora proposta por Freire (1981, 1987, 1996) nos inspira a pensar em uma educação inclusiva como condição de resistência a toda forma de segregação. A pesquisa exploratória com abordagem qualitativa subsidiou a construção dos dados – questionário e entrevistas semiestruturadas – a partir da interlocução com 8 docentes da UFU que lecionaram para educandos/as com deficiência. No diálogo com os/as docentes depreendemos que a inclusão de educandos/as com deficiência na Educação Superior é complexa, pois os/as docentes universitários/as assumem que não tiveram, nas formações inicial e permanente, acesso aos saberes necessários para atender as demandas do processo educacional inclusivo e promover uma educação de qualidade para todos/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorrane Stéfane Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS/UFU) e do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanas (CEPF).

Vanessa T. Bueno Campos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na mesma instituição; professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil;  coordenadora em parceria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS/UFU); pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (GEPEFE/ USP). 

Referências

ARANHA, M. S. F. Projeto Escola Viva: garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos. v. 5. Brasília: Ministério da Educação, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/visaohistorica.pdf. Acesso em: 2 jan. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASTOS, L. C.; SANTOS, W. S. (org.). A entrevista na pesquisa qualitativa: perspectivas em análise da narrativa e da interação. Rio de Janeiro: Quartet, 2013.

BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 5 out. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jan. 2020.

DINIZ, D. O que é deficiência. Brasília: Brasiliense, 2012.

DINIZ, D.; BARBOSA, L.; SANTOS, W. R. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 6, n. 11, p. 64-77, dez., 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452009000200004. Acesso em: 1º out. 2020.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.

MARQUES, L. S.; GOMES, C. Concordâncias/Discordâncias acerca do processo inclusivo no ensino superior: um estudo exploratório. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 49, maio/ago. 2014. Doi: 10.5902/1984686X8842. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/8842. Acesso em: 7 out. 2020.

MENDES, C. L. O trabalho docente e a inclusão de estudantes com deficiência nos cursos de licenciatura em Matemática do Sistema ACAFE. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Joinville, 2017.

MELO, G. F.; CAMPOS, V. T. B. Pedagogia universitária: por uma política institucional de desenvolvimento docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 173, p. 44-62, set., 2019. Doi: 10.1590/198053145897. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/TyvzMrmKzC3M7GSsykM8NcC/?lang=pt. Acesso em: 2 jan. 2021.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15-33.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. 2007. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 5 out. 2020.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, I. C. A. (org.). Didática e Interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 161-178.

SAMPAIO, C. T.; SAMPAIO, S. M. R. Educação inclusiva: o professor mediando para a vida. Salvador: EDUFBA, 2009.

SILVA, L. S. A educação superior como um espaço para todos/as: as necessidades formativas de docentes universitários/as rumo à inclusão de educandos/as com deficiência. 2021. 260 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

SILVA, L. S.; CAMPOS, V. T. B. . Saberes necessários à docência na educação superior na perspectiva da educação para todos/as: inclusão de educandos/as com deficiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 192–213, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62391. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62391. Acesso em: 23 nov. 2024.