Saberes necessários à docência na educação superior na perspectiva da educação para todos/as
inclusão de educandos/as com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-62391Palavras-chave:
Docência universitária, Saberes necessários à docência, Inclusão de educandos/as com deficiênciaResumo
As análises e reflexões apresentadas neste artigo são oriundas de uma pesquisa desenvolvida no período de 2019 a 2021, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A pergunta que orientou a discussão foi: quais são os saberes que os/as docentes universitários/as precisam ter para mediar o processo de ensino-aprendizagem de educandos/as com deficiência? O objetivo do artigo consiste em apreender, a partir da interlocução com docentes de cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento da UFU, os saberes necessários para mediar o processo de ensino-aprendizagem de educandos/as com deficiência. A educação progressista libertadora proposta por Freire (1981, 1987, 1996) nos inspira a pensar em uma educação inclusiva como condição de resistência a toda forma de segregação. A pesquisa exploratória com abordagem qualitativa subsidiou a construção dos dados – questionário e entrevistas semiestruturadas – a partir da interlocução com 8 docentes da UFU que lecionaram para educandos/as com deficiência. No diálogo com os/as docentes depreendemos que a inclusão de educandos/as com deficiência na Educação Superior é complexa, pois os/as docentes universitários/as assumem que não tiveram, nas formações inicial e permanente, acesso aos saberes necessários para atender as demandas do processo educacional inclusivo e promover uma educação de qualidade para todos/as.
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