Saberes necessários à docência na educação superior na perspectiva da educação para todos/as

inclusão de educandos/as com deficiência

Autores

  • Lorrane Stéfane Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Vanessa T. Bueno Campos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62391

Palavras-chave:

Docência universitária, Saberes necessários à docência, Inclusão de educandos/as com deficiência

Resumo

As análises e reflexões apresentadas neste artigo são oriundas de uma pesquisa desenvolvida no período de 2019 a 2021, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A pergunta que orientou a discussão foi: quais são os saberes que os/as docentes universitários/as precisam ter para mediar o processo de ensino-aprendizagem de educandos/as com deficiência? O objetivo do artigo consiste em apreender, a partir da interlocução com docentes de cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento da UFU, os saberes necessários para mediar o processo de ensino-aprendizagem de educandos/as com deficiência. A educação progressista libertadora proposta por Freire (1981, 1987, 1996) nos inspira a pensar em uma educação inclusiva como condição de resistência a toda forma de segregação. A pesquisa exploratória com abordagem qualitativa subsidiou a construção dos dados – questionário e entrevistas semiestruturadas – a partir da interlocução com 8 docentes da UFU que lecionaram para educandos/as com deficiência. No diálogo com os/as docentes depreendemos que a inclusão de educandos/as com deficiência na Educação Superior é complexa, pois os/as docentes universitários/as assumem que não tiveram, nas formações inicial e permanente, acesso aos saberes necessários para atender as demandas do processo educacional inclusivo e promover uma educação de qualidade para todos/as.

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Biografia do Autor

Lorrane Stéfane Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS/UFU) e do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanas (CEPF).

Vanessa T. Bueno Campos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na mesma instituição; professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil;  coordenadora em parceria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS/UFU); pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (GEPEFE/ USP). 

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

SILVA, L. S.; CAMPOS, V. T. B. . Saberes necessários à docência na educação superior na perspectiva da educação para todos/as: inclusão de educandos/as com deficiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 192–213, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62391. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62391. Acesso em: 24 dez. 2024.