Inclusão digital de pessoas em sofrimento psíquico

uma reflexão freiriana sobre a mediação no projeto “Eu quero entrar na Rede”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62354

Palavras-chave:

Educação popular, Saúde mental, Atenção Psicossocial, Inclusão digital, Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

A educação popular foi construída como movimento de crítica e resistência, a partir de uma perspectiva contra hegemônica. Na segunda metade do século 20, o mundo viveu a popularização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que se difundiram através da internet. Este artigo apresenta a experiência de educação popular e inclusão digital do projeto Eu quero entrar na Rede, desenvolvido por dez moradores de comunidades de baixa renda que vivem em sofrimento psíquico. A partir dos pressupostos teóricos de Paulo Freire, foi analisada a atuação da mediadora nos processos pedagógicos desenvolvidos. No campo das relações sociais, os métodos e pressupostos teóricos adotados, inspirados na “Translação do Conhecimento”, mostraram-se eficientes para a promoção de protagonismo dos participantes e para a diminuição de sua invisibilidade. O projeto resultou na evolução das competências e habilidades dos educandos no manuseio das TIC, culminando na criação do blog Libertando a Mente. A experiência revela que a mediação baseada na práxis educacional na perspectiva freiriana foi realizada por meio da troca de conhecimentos e da valorização dos diferentes saberes envolvidos. Conclui-se que os métodos utilizados incentivaram os processos de democratização da informação e promoveram o protagonismo dos usuários em consonância com as diretrizes propostas pela Reforma Psiquiátrica Brasileira.

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Biografia do Autor

  • Bruna Vanessa Dantas Ribeiro, Fundação Oswaldo Cruz

    Doutoranda em Informação e Comunicação em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

  • André de Faria Pereira Neto, Fundação Oswaldo Cruz

    Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral em Sociologia da Saúde pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos; professor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz; coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LAISS/CSEGSF). 

  • Ana Paula Freitas Guljor, Fundação Oswaldo Cruz

    Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; professora na mesma instituição; coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP).

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

RIBEIRO, Bruna Vanessa Dantas; PEREIRA NETO, André de Faria; GULJOR, Ana Paula Freitas. Inclusão digital de pessoas em sofrimento psíquico: uma reflexão freiriana sobre a mediação no projeto “Eu quero entrar na Rede”. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 170–191, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62354. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62354. Acesso em: 16 mar. 2025.