Os saberes e dizeres matemáticos dos alunos da EJA

“a leitura de mundo precede a leitura da palavra”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62198

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Saberes e dizeres matemáticos, Cotidiano

Resumo

Este artigo discute os saberes e dizeres matemáticos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trazendo à tona a importância de sua leitura de mundo. Tomamos como metodologia uma abordagem qualitativa de base interpretativa. O enfoque deste trabalho é discutir sobre a educação popular na modalidade da EJA sob a perspectiva freiriana e analisar o que os alunos da EJA sabem e dizem sobre a Matemática, considerando a prática de leitura de mundo realizada por eles em seu cotidiano, objetivando estabelecer a relação entre o contexto no qual os sujeitos que fazem parte da pesquisa estão inseridos. Fundamentamos com os autores: Freire (1988, 1987), D’Ambrósio (2008), Arroyo (2017), dentre outros. A partir das investigações foi possível perceber que os estudantes da EJA vivenciam, diariamente, um percurso de deslocamentos entre trabalho e escola. Desenvolvem habilidades matemáticas em seu cotidiano e praticam leituras de mundo que podem encontrar sentido e valor para os estudantes quando articuladas com a Matemática escolar. Portanto, são praticantes das operações matemáticas na vida, “da leitura de mundo”, e desejam se apropriar dos saberes matemáticos da escola para agregar aos seus, os quais, sobretudo, são utilitários e precisam ser valorizados no currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Carla dos Santos Quaresma, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática(GPTPEM/UFAL).

Reinaldo Batista dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Alagoas, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Sociais e Educação (GEPE/UFAL). 

Referências

ANTUNES, A.; PADILHA, P. R. Educação cidadã: educação integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2010.

ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

BRANDÃO, C. R.; ASSUMPÇÃO, R. (org.). Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional da Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 8 ago. 2020.

CASARIN, H. C.; CASARIN, S. J. (org.). Pesquisa científica: da teoria à prática. Curitiba: Intersaberes, 2012.

DAMASCENO, A. A. et al. A Contextualização no ensino de matemática na educação de jovens e adultos. In: OLIVEIRA, G. S. de (org.). Metodologia do ensino de matemática na educação de jovens e adultos. Uberlândia, MG: FUCAMP, 2019. E-book. Disponível em: https://www.unifucamp.edu.br/wp-content/uploads/2020/01/metodologia-do-ensino-de-matematica-eja.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.

D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

D’AMBRÓSIO, U. O Programa da etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n. 1, p. 7-16, jan./jun. 2008. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/74/65. Acesso em: 15 ago. 2021.

FONSECA, M. C. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FERRAÇO, C. E. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007. Doi: 10.1590/S0101-73302007000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/syPBCCTQ76zF6yTDmPxd4sG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2021.

LIU, E. P.; PINI, F. R.; GOES, W. (org.). Educação popular. In: GADOTTI, M. (org.). MOVA-Brasil 10 anos: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2013.

LUZ, V. S. da; MACHADO, C. C. Sentidos produzidos ao processo educativo a partir de uma prática pedagógica com base na etnomatemática. Hipátia, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 153-164, jun. 2019. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1096. Acesso em : 13 ago. 2021.

MORAIS, R.; GALIAZZI, C. M. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Doi: 10.1590/S1516-73132006000100009. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/abstract/?lang=pt . Acesso em: 15 maio 2021.

MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (org.). Currículo, cultura e sociedade. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

QUEIROZ, et al. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. In: SIMSON, O. M. Experimentos com histórias de vida: Itália-Brasil. São Paulo: Vértice, 1988. p. 14-41.

SANTANA, E.; TAXA-AMARO, F.; LUNA, A.V. Alfabetização matemática: uma proposta de intervenção no Estado de Bahia. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2012, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/16950175-Alfabetizacao-matematica-uma-proposta-de-intervencao-no-estado-da-bahia.html Acesso em: 5 maio 2020.

SANTOS, B. Se Deus fosse um ativista dos Direitos Humanos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

QUARESMA, L. C. dos S. .; SANTOS, R. B. dos . Os saberes e dizeres matemáticos dos alunos da EJA: “a leitura de mundo precede a leitura da palavra”. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 349–365, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62198. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62198. Acesso em: 23 nov. 2024.