Da prática à práxis do coordenador pedagógico na perspectiva freiriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62016

Palavras-chave:

Práxis, Coordenador pedagógico, Transformação

Resumo

O presente artigo tenciona refletir sobre o conceito de práxis, analisando como o coordenador pedagógico pode transformar sua prática em práxis, e está fundamentado na perspectiva do educador Paulo Freire em correlação com os estudos e reflexões de Marx e Vázquez, dentre outros. A metodologia é de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico. Os resultados apontam que a práxis não se resume à prática e não se limita a uma teoria vazia, consiste, pelo contrário, na união indissolúvel e dialética da teoria e da prática voltada para a transformação, pois a práxis do coordenador no ambiente escolar vai muito além do pedagógico, envolve também questões sociais e políticas.

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Biografia do Autor

  • Patricia Amorim Bispo dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (NUFOP/UEFS); professora/coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana, Bahia, Brasil.

  • Solange Mary Moreira Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professora plena da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Formação de Professores (NUFOP/UEFS).

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

SANTOS, Patricia Amorim Bispo dos; SANTOS, Solange Mary Moreira. Da prática à práxis do coordenador pedagógico na perspectiva freiriana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 114–131, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62016. Acesso em: 29 abr. 2025.