Da prática à práxis do coordenador pedagógico na perspectiva freiriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62016

Palavras-chave:

Práxis, Coordenador pedagógico, Transformação

Resumo

O presente artigo tenciona refletir sobre o conceito de práxis, analisando como o coordenador pedagógico pode transformar sua prática em práxis, e está fundamentado na perspectiva do educador Paulo Freire em correlação com os estudos e reflexões de Marx e Vázquez, dentre outros. A metodologia é de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico. Os resultados apontam que a práxis não se resume à prática e não se limita a uma teoria vazia, consiste, pelo contrário, na união indissolúvel e dialética da teoria e da prática voltada para a transformação, pois a práxis do coordenador no ambiente escolar vai muito além do pedagógico, envolve também questões sociais e políticas.

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Biografia do Autor

Patricia Amorim Bispo dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (NUFOP/UEFS); professora/coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Solange Mary Moreira Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professora plena da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Formação de Professores (NUFOP/UEFS).

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

SANTOS, P. A. B. dos .; SANTOS, S. M. M. Da prática à práxis do coordenador pedagógico na perspectiva freiriana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 114–131, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62016. Acesso em: 2 nov. 2024.