Escola em Torto Arado

um retrato literário da importância do aprender libertador de Paulo Freire

Autores

  • Mariana Fernandes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas
  • Gustavo Faria Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62012

Palavras-chave:

Educação, Paulo Freire, Torto Arado

Resumo

O livro Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, é um fenômeno da literatura contemporânea no Brasil. Sua importância está não apenas em uma escrita fluida e interessante, mas também na temática atual a que se dedica. Uma questão social que aparece na narrativa é a construção de uma escola na comunidade de Água Negra e a partir dali duas questões se colocam: Bibiana vê na educação uma possibilidade de alcançar as melhorias necessárias para seu povo e deseja se tornar professora. Por outro lado, Belonísia enxerga na educação formal uma perda de tempo, pois não se enxerga inserida nas atividades escolares guiadas por dona Lourdes, a professora que vem ensinar em Água Negra. As duas formas de enxergar a educação podem ilustrar a importância da teoria freiriana e a necessidade de uma educação inclusiva e libertadora. Para este trabalho, buscou-se encontrar no enredo da obra, ilustrações para a educação bancária e para a educação humanista, conforme a teoria de Freire. Para isso, foram feitos recortes do texto do livro que pudessem ser analogias para a aplicação da teoria em questão. O que se encontra é um retrato da mudança social teorizada por Freire e que se opera na narrativa.

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Biografia do Autor

  • Mariana Fernandes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas

    Doutoranda em Linguística na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Minas Gerais, Brasil.

  • Gustavo Faria, Universidade do Vale do Sapucaí

    Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí, Minas Gerais, Brasil; professor de leitura, produção e interpretação de textos na rede particular de ensino de Pouso Alegre, Minas Gerais; co-autor do Blog Geração 88 e sócio fundador do Centro de Estudos de Arte e Texto - Atenas. 

Referências

BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Diário Oficial da União. Seção 1. Brasília, DF, ano 149, nº 73, p. 1, 16 abr. 2012.

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VIEIRA JUNIOR, I. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019.

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

PEREIRA, Mariana Fernandes; FARIA, Gustavo. Escola em Torto Arado: um retrato literário da importância do aprender libertador de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 247–258, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62012. Acesso em: 13 mar. 2025.