A emergência dos coletivos de estudantes negros(as) e o combate à escassez epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-61788

Palavras-chave:

Coletivos negros, Políticas de cotas raciais, Novas epistemologias

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa de mestrado em Políticas Sociais, realizado na Universidade Federal do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, na qual buscou-se realizar um levantamento dos coletivos de estudantes negros(as) das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Este levantamento teve como uma de suas etapas a realização de um Estado da Arte, constituído a partir de pesquisas realizadas em repositórios digitais de teses e dissertações, o qual focalizaremos neste artigo. O Estado da Arte suscitou algumas discussões sobre o contexto de surgimento dos coletivos de estudantes negros(as) universitários(as), a participação desses coletivos nas lutas pelas políticas de cotas raciais e a importância dos mesmos nas lutas por novas epistemologias no processo de formação profissional e científica do Ensino Superior, as quais enfatizaremos.

 

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Biografia do Autor

Lia Keller Ferreira Costa, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Mestranda em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, Brasil; professora da rede municipal de educação de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. 

Maria Clareth Gonçalves Reis, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UENF).

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

COSTA, L. K. F.; REIS, M. C. G. A emergência dos coletivos de estudantes negros(as) e o combate à escassez epistemológica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 111–129, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-61788. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61788. Acesso em: 23 nov. 2024.