Panorama da educação popular no Brasil e os movimentos sociais

inspirações freirianas e contribuições à práxis da Educação Ambiental Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61600

Palavras-chave:

Educação, Projeto, Participação, Sociedade

Resumo

Educação popular e Educação Ambiental Crítica não são sinônimos. No entanto, apresentam similitudes associadas às práxis pedagógicas, visando à transformação social na perspectiva freiriana. Também estão abertas às trocas de conhecimentos e ao desenvolvimento das comunidades a partir da problematização e do protagonismo para a emancipação. A nossa principal motivação é trazer para reflexão a relação da educação popular com os movimentos sociais, aludindo às concepções e temáticas relevantes, além de levantarmos contribuições à Educação Ambiental Crítica no contexto da gestão pública. A metodologia do trabalho conta com a dialética e a abordagem qualitativa, conferindo o tom para a pesquisa bibliográfica a ser complementada por experiências do projeto Territórios do Petróleo. Há contrapontos à ordem social que vigora no modelo de desenvolvimento pautado no capitalismo, bem como apontamentos quanto às ações pedagógicas e à politização dos sujeitos da ação educativa em prol da superação de limites.

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Biografia do Autor

Rodrigo da Costa Caetano, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Silvia Alicia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal; professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, Brasil;  líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Região (UENF). 

Michelle Nascimento Weissmann da Silva , Universidade Estadual do Norte Fluminense

Mestranda em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

CAETANO, R. da C. .; MARTÍNEZ, S. A. .; SILVA , M. N. W. da . Panorama da educação popular no Brasil e os movimentos sociais: inspirações freirianas e contribuições à práxis da Educação Ambiental Crítica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 132–147, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61600. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61600. Acesso em: 5 nov. 2024.