Percepções de educação freireana no projeto Tarralfas

construindo caminhos para a alfabetização de pescadores de Pirangi do Sul, Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61498

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Projeto Tarralfas, Paulo Freire

Resumo

Este trabalho evidencia a análise da relação entre educador-educando a partir da prática pedagógica do projeto de extensão Tarralfas, da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Partimos de uma pesquisa qualitativa com a observação participante a uma comunidade de pescadores e donas de casa na Praia de Pirangi do Sul, no Rio Grande do Norte, e da ação dos agentes alfabetizadores. A práxis docente foi analisada à luz das obras de Paulo Freire. Evidenciamos que no processo de apreensão do saber e da cultura, as práticas pedagógicas necessitam conduzir educador e educando à liberdade.

 

 

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Biografia do Autor

Heriberto Silva Nunes Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil;  professor de matemática no SESI Escola Natal e na rede municipal de ensino de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Referências

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

BEZERRA, H. S. N. Percepções de educação freireana no projeto Tarralfas: construindo caminhos para a alfabetização de pescadores de Pirangi do Sul, Rio Grande do Norte. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 459–470, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61498. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61498. Acesso em: 28 jul. 2024.