Percepções de educação freireana no projeto Tarralfas
construindo caminhos para a alfabetização de pescadores de Pirangi do Sul, Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-61498Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Projeto Tarralfas, Paulo FreireResumo
Este trabalho evidencia a análise da relação entre educador-educando a partir da prática pedagógica do projeto de extensão Tarralfas, da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Partimos de uma pesquisa qualitativa com a observação participante a uma comunidade de pescadores e donas de casa na Praia de Pirangi do Sul, no Rio Grande do Norte, e da ação dos agentes alfabetizadores. A práxis docente foi analisada à luz das obras de Paulo Freire. Evidenciamos que no processo de apreensão do saber e da cultura, as práticas pedagógicas necessitam conduzir educador e educando à liberdade.
Downloads
Referências
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN. Conselho Superior. Resolução nº 58, de 17 de novembro de 2017. Aprova o Regulamento das Atividades de Extensão. Natal, 2017.
MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MINAYO, M. C. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.