Missionárias brasileiras em Angola
educação popular, memória e experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-61016Palavras-chave:
Educação Popular, Paulo Freire, Experiência, MemóriaResumo
O artigo apresenta reflexões sobre práticas interculturais em Angola (África) narradas em 2008 por trinta religiosas da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas (CICAF), ano em que a Congregação celebrava 25 anos de presença missionária entre os vários povos do referido país angolano: Bantu, Kikongo, Umbunto, Ibinda, entre outros. Ao todo são oitenta narrativas publicadas num caderno intitulado Cores da vida: 25 anos de presença em Angola (2010). Na perspectiva de Walter Benjamin, essas religiosas são compreendidas como narradoras, e suas narrativas, permeadas pela memória de aprendizes, constituem-se em experiência. A substância de cada narrativa é a experiência que foi sendo tecida por elementos da vivência, do acontecido, visto ou ouvido, da subjetividade que, ao se enraizar na objetividade, é narrada. Conclui que a rememoração das práticas interculturais, à luz de princípios da Teologia da Libertação e do franciscanismo, toma feições de educação popular. Nesse sentido, no escopo de compreender a experiência das narradoras, o artigo busca relacionar tal experiência com a educação popular em geral e, especialmente, a vinculada ao pensamento de Paulo Freire, que ganhou força na década de 1960.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, F. P. A guerra em Angola: as heranças da luta de libertação e a guerra civil. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Militares) – Academia Militar, Lisboa, 2011.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas, v. 1).
BOFF, L. Prefácio. In: FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. p. 9-11.
BRANDÃO, C. R. A educação popular na escola cidadã. São Paulo: Vozes, 2002.
BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.
CICAF – CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS CATEQUISTAS FRANCISCANAS. Cores da vida: 25 anos de presença em Angola. Curitiba: Gráfica Popular, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 32. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Política e educação. 8. ed. São Paulo: Villa das Letras, 2007.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE,P. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1994.
GASCHO, M. L. Catequistas franciscanas: uma antecipação do “aggiornamento” em Santa Catarina, (1915-1965). 1998. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
JARDILINO, J. R. L. Educação e religião: leitura teológica da pedagogia de Paulo Freire na América Latina. Nures, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 1-11, jan./abr. 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/nures/article/view/7203. Acesso em: 15 jul. 2021.
LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005.
TORRES, A. La educación popular: trayectoria y actualidad. Bogota: El Buho, 2011.
WALSH, C. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento “outro” a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da UFPel, Pelotas, v. 5, n. 1, p. 6-39, jan./jul. 2019. Doi: 10.15210/rfdp.v5i1.15002. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/revistadireito/article/view/15002. Acesso em: 15 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.