Da arara-azul à gaivota do litoral sul

o PAIETS como espaço do sentir, aprender e criar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-58746

Palavras-chave:

Educação Popular, Extensão, PAIETS

Resumo

Na obra O voo da arara-azul: escritos sobre a vida, cultura e educação ambiental, Brandão (2007) aborda a representação da Arara-azul como uma compreensão da condição de fragilidade – própria do ser humano, mas, também, da viabilidade de resistência e esperança num cenário que tende a capturar os sonhos e a existência digna. Nesta relação, inspirada nas viagens da Ararinha, narramos sobre a aventura, nos voos, percursos, direções e ninhos do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) por meio da alegoria da arara-azul criada por Brandão (2007). Assim, ao olharmos para o céu no extremo sul do litoral Sul, enxergamos que o PAIETS se nutre ao mergulhar na concepção de educação popular, por meio dos aprendizados com Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão. Trata-se de um voo extensionista por meio da experiência de cursos pré-universitários populares na cidade do Rio Grande (RS). Nosso ancoradouro, portanto, expande-se às novas possibilidades de esvoejar rumo à transformação da universidade e da sociedade.

Downloads

Biografia do Autor

  • Roberta Avila Pereira, Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Mestra em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil; professora substituta da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Campus Tocantinópolis, Tocantins, Brasil.

  • Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil; professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Campus Tocantinópolis, Tocantins, Brasil.

Referências

BRANDÃO, C. R. O voo da arara-azul: escritos sobre a vida, a cultura e a educação ambiental. Campinas: Autores Associados, 2007.

COSENZA, A. et al. Voos e pousos nas janelas existenciais da educação ambiental.

Ambientalmente Sustentável, Espanha, Ano 15, v. 27, n. 1, p. 7-19, jan./jun. 2020.

FREIRE, A. M. A. Inédito viável. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 231-233.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Digitalizada por Coletivo Sabotagem, 2002. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_da_autonomia_-_paulofreire.pdf. Acesso em: 2 mar. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

FREITAS, A. L. C. de; FREITAS, L. A. de A. A vocação ontológica do “ser mais”: “situações-limites” aproximando Freire e Vieira Pinto. Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 432-448, maio/ago. 2017. Doi: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.9964. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9964. Acesso em: 5 maio 2020.

FRIZZO, T. C. E.; CARVALHO, I. C. de M. Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambiental. REMEA, Rio Grande, Ed. Especial EDEA, n. 1, p. 115-127, 2018. Doi: 10.14295/remea.v0i1.8567. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8567. Acesso em: 4 fev. 2021.

LOUREIRO, C. F. B. Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo. REMEA, Rio Grande, v. 36, n. 1, p. 79-95, 2019. Doi: 10.14295/remea.v36i1.8954. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8954. Acesso em: 4 fev. 2021.

NEVES, J. G. Histórias de vida no contexto da educação popular: narrativas, projetos de vida e (auto) formação, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.

RIO GRANDE DO SUL. Projeto Político Pedagógico do Projeto Educação para Pescadores. Rio Grande-RS, 2012.

SILVA, M. A. da. Os reflexos da crise econômica sobre os direitos trabalhistas no Brasil. Katálysis, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 252-272, maio 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802019000200252&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 abr. 2021.

Downloads

Publicado

31-08-2021

Como Citar

PEREIRA, Roberta Avila; CLARO, Lisiane Costa. Da arara-azul à gaivota do litoral sul: o PAIETS como espaço do sentir, aprender e criar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 345–357, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-58746. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/58746. Acesso em: 1 maio. 2025.