Da arara-azul à gaivota do litoral sul

o PAIETS como espaço do sentir, aprender e criar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-58746

Palavras-chave:

Educação Popular, Extensão, PAIETS

Resumo

Na obra O voo da arara-azul: escritos sobre a vida, cultura e educação ambiental, Brandão (2007) aborda a representação da Arara-azul como uma compreensão da condição de fragilidade – própria do ser humano, mas, também, da viabilidade de resistência e esperança num cenário que tende a capturar os sonhos e a existência digna. Nesta relação, inspirada nas viagens da Ararinha, narramos sobre a aventura, nos voos, percursos, direções e ninhos do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) por meio da alegoria da arara-azul criada por Brandão (2007). Assim, ao olharmos para o céu no extremo sul do litoral Sul, enxergamos que o PAIETS se nutre ao mergulhar na concepção de educação popular, por meio dos aprendizados com Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão. Trata-se de um voo extensionista por meio da experiência de cursos pré-universitários populares na cidade do Rio Grande (RS). Nosso ancoradouro, portanto, expande-se às novas possibilidades de esvoejar rumo à transformação da universidade e da sociedade.

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Biografia do Autor

Roberta Avila Pereira, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestra em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil; professora substituta da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Campus Tocantinópolis, Tocantins, Brasil.

Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil; professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Campus Tocantinópolis, Tocantins, Brasil.

Referências

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

PEREIRA, R. A.; CLARO, L. C. Da arara-azul à gaivota do litoral sul: o PAIETS como espaço do sentir, aprender e criar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 345–357, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-58746. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/58746. Acesso em: 16 nov. 2024.