Formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de ensino de Macapá, Amapá
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-55480Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Formação docente, Atuação na EJAResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o perfil formativo dos professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino de Macapá-AP. Para alcançar nosso objetivo, adotamos como orientação metodológica a pesquisa quanti-qualitativa, além de pesquisa bibliográfica. A coleta dos dados empíricos se deu por meio da aplicação de questionário específico com os professores atuantes na EJA, e que concordaram em participar da pesquisa, com o intuito de identificar se esses docentes tiveram a qualificação específica na graduação que cursaram, ou se posteriormente, já como profissionais da educação, realizaram alguma qualificação que os auxiliasse em sua atuação na EJA. Entendemos que os alunos dessa modalidade possuem um perfil e especificidades de aprendizagem diferenciadas, o que exige um profissional qualificado para atendê-los. Os dados da pesquisa revelam a ausência de formação inicial para atuação em turmas de EJA nos cursos de Licenciaturas, bem como falha na formação continuada. Portanto, há muito o que avançar nas políticas públicas para que os professores que trabalham com jovens e adultos na rede municipal de Macapá-AP possam estar cada vez mais qualificados para enfrentar os desafios que essa modalidade de educação exige.
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Referências
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