Enfer(i)magem

espaço potente para o exercício da transdisciplinaridade no cuidado em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-55413

Palavras-chave:

Filmes cinematográficos, Produção de cuidado, Educação em saúde, Transdisciplinaridade, Enfermagem

Resumo

Objetiva-se relatar a experiência vivenciada em um projeto de extensão: Enfer(i)magem: o cinema como recurso para a produção de cuidado e saúde. O projeto objetiva utilizar o cinema como estratégia pedagógica transdisciplinar. Consiste em sessões de cinema e debate de filmes. O público envolvido são alunos de graduação, estudantes secundaristas e comunidade em geral. Os extensionistas escolhem as temáticas a serem debatidas e consequentemente uma obra cinematográfica que possibilite a problematização. É selecionado um facilitador para guiar as discussões. As sessões de cinema ocorrem mensalmente, no auditório do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros. Ao final das sessões, os participantes respondem um instrumento de avaliação da ação de extensão. O Enfer(i)magem possibilita refletir sobre o processo de formação em saúde, (re)ligando saberes fragmentados pelo ensino tradicional, produzindo ciência, construindo um conhecimento transdisciplinar, produzindo cuidado e saúde, estando alinhado aos desafios do mundo globalizado e complexo. Pesquisas sobre relatos de experiências precisam ser mais divulgadas de forma a servir como exemplo para as demais realidades locais e globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Jácob Moreira de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professor  adjunto II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, Brasil; líder do grupo de pesquisa Conhecimento, Enfermagem e Saúde das Populações (GRUPESCES/UERN); membro pesquisador do grupo de pesquisa Cuidado Clínico, Saúde Mental e Saúde da Família (GPECCS/UECE). 

Marcelino Maia Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando em Enfermagem na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, Brasil; membro do grupo de pesquisa Conhecimento, Enfermagem e Saúde das Populações (GRUPESCES/UERN).

Sâmara Fontes Fernandes, Universidade Estadual do Ceará

Doutouranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde na Universidade Estadual do Ceará, Brasil;  professora da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil; membro do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Saúde e Enfermagem no Cuidado às Pessoas em Condições Agudas e Crônicas (LAPAC/UFRN) e do Grupo de Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidado (GFRIDA-UECE).

Francisca Adriana Barreto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, Brasil; coordenadora do projeto de extensão Intervenções em Saúde no Mundo do Trabalho (UERN).

Jaira Gonçalves Trigueiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde na Univesidade Estadual do Ceará, Brasil; professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, Brasil; membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação, Saúde e Sociedade (GIPPES/UERN) e do Grupo de Pesquisa em Segurança do Paciente, Tecnologia e Cuidados Clínicos (UECE). 

Referências

BIG Fish. Direção: Tim Burton. Produção de Bruce Cohen, Dan Jinks e Richard D. Zanuck. Estados Unidos da América (EUA): Columbia Pictures, 2004. 1 DVD.

COSTA, A. G. M. et al. A dança como meio de conhecimento do corpo para promoção da saúde dos adolescentes. J Bras Doenças Sex Transm., Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 43-46, 2004. Disponível em: http://www.dst.uff.br/revista16-3-2004/5.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

DALLAS Buyers Club. Direção: Jean-Marc Vallée. Produção de Robbie Brenner, Rachel Winter. Estados Unidos da América (EUA): Focus Features, 2013. 1 DVD.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS - FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012.

GUIMARÃES, J. S.; LIMA, I. M. S. O. Educação para a saúde: discutindo uma prática pedagógica integral com jovens em situação de risco. Saude Soc, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 895-908, 2012. Doi: 10.1590/S0104-12902012000400009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v21n4/v21n4a09.pdf. Acesso em: 20 maio 2020

INSIDE Out. Direção: Pete Docter. Produção de Jonas Rivera. Estados Unidos da América (EUA): Walt Disney Studios Motion Pictures, 2015. 1 DVD.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pau dos Ferros. 2020. Acesso em: 6 abr. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/pau-dos-ferros/panorama

LOPES, M. S. V. et al. O cinema como estratégia no ensino de enfermagem. RSC, Salvador, v. 6, n. 3, p. 106-116, 2017.

MAGALDI, F. S. Imagens do inconsciente: pessoa e visualidade no projeto médico-científico de Nise da Silveira. REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 5., Porto Alegre, 2015. Anais [...]. Porto Alegre, 2015, p. 1-16,

MERHY, E. E. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: MERHY, E. E.; ONOCKO, R. (org.). Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 71-112.

MERHY, E. E. Saúde a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002.

MORIN, E. Ciência com consciência. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

MORIN, E. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

NICOLAU, A. R. S. et al. O cinema como recurso pedagógico na disciplina de enfermagem psiquiátrica. R Enferm Cent O Min, Divinópolis, v. 4, n. 1, p. 983-992, 2014. Doi: 10.19175/recom.v0i0.553. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/553. Acesso em: 20 maio 2020.

NISE: o coração da loucura. Direção de Roberto Berliner. Produção de Rodrigo Letier, Lorena Bondarovsky. Brasil: Imagem filmes, 2016. 1 DVD

RAMOS, C. Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade: uma prática pedagógica continuada. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 26, n. 26, p. 103-122, 2014. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4717. Acesso em: 20 maio 2020.

RIOS, I. C.; SIRINO, C. B. A humanização no ensino de graduação em medicina: o olhar dos estudantes. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 39, n. 3, p. 401-409, 2015. Doi: 10.1590/1981-52712015v39n3e00092015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/gTydDcCgK9NHfWJVDR4R6Fc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2020.

SÁ, E. C.; TORRES, R. A. T. Cinema como recurso de educação em promoção da saúde. Rev Med, São Paulo, v. 92, n. 2, p. 104-108, abr./jun., 2013. Doi: 10.11606/issn.1679-9836.v92i2p104-108. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/79580. Acesso em: 9 jun. 2020.

SARTORI, L. Arte e inovação: reflexões a partir do filme Nise, o coração da loucura. Cienc. Cult., São Paulo, v. 70, n. 2, p. 56-59, 2018. Doi: 10.21800/2317-66602018000200014. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252018000200014. Acesso em: 9 jun. 2020.

SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, 2012. Doi: 10.1590/S0080-62342012000100028. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/KfMTxTNdQt7fjTZznwWFCcv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 jun. 2020.

VASCONCELOS, M. I. O. et al. Análise de projetos PET-Saúde com enfoque na saúde do adolescente. Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, v. 20, n. 1, p. 32-40, 2018. Doi: 10.21722/rbps.v20i1.20606. Disponível em: http://www.periodicos.ufes.br/RBPS/article/viewFile/20606/13851. Acesso em: 20 maio 2020.

WATERKEMPER, R.; PRADO, M. L. Estratégias de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Avances en enfermeria, Bogotá, v. 29, n. 2, p. 234-246, 2011. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/avenferm/article/view/35793. Acesso em: 20 maio 2020.

XAVIER, L. N. et al. Analisando as metodologias ativas na formação dos profissionais de saúde: uma revisão integrativa. Sanare, Sobral, v. 13, n. 1, p. 76-83, 2014. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/436. Acesso em: 20 maio 2020.

Downloads

Publicado

31-08-2021

Como Citar

FREITAS, R. J. M. de; BESSA, M. M.; FERNANDES, S. F.; BARRETO, F. A.; TRIGUEIRO, J. G. Enfer(i)magem: espaço potente para o exercício da transdisciplinaridade no cuidado em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 230–244, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-55413. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/55413. Acesso em: 16 nov. 2024.