Enfer(i)magem

espaço potente para o exercício da transdisciplinaridade no cuidado em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-55413

Palavras-chave:

Filmes cinematográficos, Produção de cuidado, Educação em saúde, Transdisciplinaridade, Enfermagem

Resumo

Objetiva-se relatar a experiência vivenciada em um projeto de extensão: Enfer(i)magem: o cinema como recurso para a produção de cuidado e saúde. O projeto objetiva utilizar o cinema como estratégia pedagógica transdisciplinar. Consiste em sessões de cinema e debate de filmes. O público envolvido são alunos de graduação, estudantes secundaristas e comunidade em geral. Os extensionistas escolhem as temáticas a serem debatidas e consequentemente uma obra cinematográfica que possibilite a problematização. É selecionado um facilitador para guiar as discussões. As sessões de cinema ocorrem mensalmente, no auditório do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros. Ao final das sessões, os participantes respondem um instrumento de avaliação da ação de extensão. O Enfer(i)magem possibilita refletir sobre o processo de formação em saúde, (re)ligando saberes fragmentados pelo ensino tradicional, produzindo ciência, construindo um conhecimento transdisciplinar, produzindo cuidado e saúde, estando alinhado aos desafios do mundo globalizado e complexo. Pesquisas sobre relatos de experiências precisam ser mais divulgadas de forma a servir como exemplo para as demais realidades locais e globais.

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Biografia do Autor

Rodrigo Jácob Moreira de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professor  adjunto II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, Brasil; líder do grupo de pesquisa Conhecimento, Enfermagem e Saúde das Populações (GRUPESCES/UERN); membro pesquisador do grupo de pesquisa Cuidado Clínico, Saúde Mental e Saúde da Família (GPECCS/UECE). 

Marcelino Maia Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando em Enfermagem na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, Brasil; membro do grupo de pesquisa Conhecimento, Enfermagem e Saúde das Populações (GRUPESCES/UERN).

Sâmara Fontes Fernandes, Universidade Estadual do Ceará

Doutouranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde na Universidade Estadual do Ceará, Brasil;  professora da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil; membro do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Saúde e Enfermagem no Cuidado às Pessoas em Condições Agudas e Crônicas (LAPAC/UFRN) e do Grupo de Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidado (GFRIDA-UECE).

Francisca Adriana Barreto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, Brasil; coordenadora do projeto de extensão Intervenções em Saúde no Mundo do Trabalho (UERN).

Jaira Gonçalves Trigueiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde na Univesidade Estadual do Ceará, Brasil; professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, Brasil; membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação, Saúde e Sociedade (GIPPES/UERN) e do Grupo de Pesquisa em Segurança do Paciente, Tecnologia e Cuidados Clínicos (UECE). 

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

FREITAS, R. J. M. de; BESSA, M. M.; FERNANDES, S. F.; BARRETO, F. A.; TRIGUEIRO, J. G. Enfer(i)magem: espaço potente para o exercício da transdisciplinaridade no cuidado em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 230–244, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-55413. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/55413. Acesso em: 22 dez. 2024.