Quem são os educandos do Curso Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná?

Autores

  • Éliton Paulo Novais Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Danielle Henrique Corrêa de Oliveira Universidade Federal de São Paulo
  • Luciana Henrique da Silva Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Rodrigo dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste http://orcid.org/0000-0003-4036-6755

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53404

Palavras-chave:

Educandos, Educação do Campo, UFFS, Laranjeiras do Sul

Resumo

O presente estudo apresenta como proposta central caracterizar o perfil dos acadêmicos que ingressam à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, no curso Interdisciplinar em Educação no Campo. Partindo das especificidades da criação dessa Instituição e visto que se trata de um curso voltado à educação do campo e sua importância em estar instalado nesse campus, localizado dentro do Território Cantuquiriguaçu, que tem como característica a forte presença da agricultura familiar e camponesa. Curso este cujo objetivo principal é formar profissionais capacitados para atuarem nas escolas do campo. Para traçar esse perfil utilizou-se como base uma pesquisa de campo, que teve como local de aplicação a UFFS, Campus Laranjeiras do Sul. Nessa pesquisa foram aplicados 47 questionários aos educandos matriculados nas quatro primeiras fases do curso, buscando conhecer o perfil socioeconômico e acadêmico. A partir disso, verificam-se dois aspectos relevantes: por um lado a instituição vem cumprindo o seu papel em atender as reivindicações populares, priorizando o processo de expansão da educação superior pública e gratuita a uma região e população historicamente esquecida, e, por outro, um problema enfrentado pelo curso: a evasão.

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Biografia do Autor

Éliton Paulo Novais, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil; técnico em educação na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil.

Danielle Henrique Corrêa de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Luciana Henrique da Silva, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil, com estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo; professora titular da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Brasil.

Rodrigo dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em História pela  Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, Brasil.

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Publicado

23-11-2020

Como Citar

NOVAIS, Éliton P.; OLIVEIRA, D. H. C. de .; SILVA, L. H. da .; SANTOS, R. dos . Quem são os educandos do Curso Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná?. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 144–157, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53404. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53404. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais