A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas

uma proposta metodológica e seus desafios

Autores

  • Ivan Satuf Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v0n00-49022

Palavras-chave:

Indicadores, Políticas culturais, Gestão cultural, Universidade, Diversidade

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia utilizada pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) na produção de indicadores sobre hábitos e consumos culturais de estudantes de graduação. O objetivo é debater potencialidades e limitações de métodos quantitativos para estabelecer políticas culturais em instituições de ensino superior, sobretudo em universidades públicas, onde a diversidade e a pluralidade são princípios basilares. Para fundamentar a discussão, o texto apresenta uma breve análise empírica a partir de uma amostra de 790 estudantes de graduação de três unidades acadêmicas da UFCA. Os resultados ajudam a demonstrar a importância dos indicadores na promoção de políticas para a área da cultura, mas também destacam a necessidade de associar métodos qualitativos ao percurso metodológico para superar as lacunas deixadas por instrumentais exclusivamente estatísticos.

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Biografia do Autor

Ivan Satuf, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, Portugal; professor adjunto da Universidade Federal do Cariri, Ceará, Brasil; coordenador do Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais.

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Publicado

04-06-2019

Como Citar

SATUF, I. A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafios. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 30–42, 2019. DOI: 10.14393/rep-v0n00-49022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49022. Acesso em: 22 nov. 2024.