Narrativas do passado e o poder da comunicação

um relato de experiência sobre a produção de podcasts e a formação do professor de História

Autores

  • João Manuel Casquinha Malaia Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48861

Palavras-chave:

Ensino de História, Formação de professores, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Podcast

Resumo

Este trabalho relata a experiência da produção de podcasts por um professor e alunos do curso de licenciatura em História que fazem parte do Stadium: Grupo de Estudos em História do Esporte e das Práticas Lúdicas. O objetivo é proporcionar aos futuros docentes a possibilidade de criação e divulgação de conteúdo usando de tecnologia da informação e da comunicação sobre as pesquisas realizadas pelos integrantes do grupo ou por outros pesquisadores da mesma área. Pretende-se auxiliar no processo de construção de narrativas do passado ancoradas em procedimentos metodológicos e análise crítica de fontes em conteúdo com linguagem simplificada e divulgada de modo simples, barato e acessível. A plataforma escolhida foi o podcast, gravado e editado pelo Núcleo de Rádios da Universidade Federal de Santa Maria e alocado em sites que disponibilizam o áudio à internet. Os resultados obtidos foram o aumento do envolvimento dos discentes com as atividades do grupo de estudos, o aumento do número de participantes, o convite do Núcleo de Rádios para entrada na programação regular e a possibilidade de colocar os futuros discentes em contato com a produção de conteúdo advindo de pesquisas históricas em linguagem acessível com o intuito de disponibilizá-lo em plataformas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Manuel Casquinha Malaia Santos, Universidade de São Paulo

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS/USP).

Referências

BALADELI, A. P.; BARROS, M.; ALTOÉ, A. Desafios para o professor na sociedade da informação. Educar em Revista, Curitiba, v. 28, n. 45, p. 155-165. 2012. Doi: 10.1590/S0104-40602012000300011.

BAUER, C.; NICOLAZZI, F. O historiador e o falsário: usos públicos do passado e alguns marcos da cultura histórica contemporânea. Varia História, Belo Horizonte, v. 31, n. 60, p. 807-835, 2016. Doi: 10.1590/0104-87752016000300009.

CASTELLS, M. Communication power. Nova Iorque: Oxford University Press, 2009.

FREIRE, E. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, formação e tecnologias, Monte da Caparipa, v. 6, n. 1, p. 35-51, 2013.

JESUS, W. B. de. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2014.

KIDD, W. Utilising podcasts for learning and teaching: a review and ways forward for e-Learning cultures. Management in Education, v. 2, n. 26, p. 52-57, 2012. Doi: 10.1177/0892020612438031.

LAVILLE, C. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19, n. 38, p. 125-138, 1999. Doi: 10.1590/S0102-01881999000200006.

MORIGI, V. et al. O reencantamento do mundo e acesso à informação: as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na construção e reforço da democracia Mídia, cidadania e utopia no Brasil. In: SOUSA, C. M. (org.). Um convite à utopia, v 1. Campina Grande: EDUEPB, 2016. p. 303-339.

PEREIRA, D. C. Espaços públicos, saberes públicos: um podcast como espaço de ensino de história. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo-RJ, 2016.

RILEY, C. Beyond the crtl+c, crtl+v: teaching and learning history in the digital age. In: WELLER, T. (ed.). History in the Digital Age. Nova York: Routledge, 2013. p. 149-170.

SANCHO, J. M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SILVA, M.; FONSECA, S. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 30, n. 60, p. 13-33, 2010. Doi: 10.1590/S0102-01882010000200002.

SOUZA, R. Usos e possibilidades do podcast no ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

WHITE, H. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: EDUSP, 1994.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

SANTOS, J. M. C. M. Narrativas do passado e o poder da comunicação: um relato de experiência sobre a produção de podcasts e a formação do professor de História. Revista de Educação Popular, Uberlândia, MG, v. 18, n. 3, p. 127–137, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-48861. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48861. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Relatos de experiência