Círculos de leitura e letramento literário em espaços de privação de liberdade

Autores

  • Patrícia Gonçalves Jorge Universidade Regional de Blumenau
  • Karina Zendron da Cunha Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0001-6579-7522
  • Suelen Ramos Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-47676

Palavras-chave:

Letramento literário, Remição pela leitura, Literatura no cárcere, Círculos de leitura

Resumo

A leitura é uma ferramenta valiosíssima na formação do sujeito e, por esse motivo, deveria ser tratada como um direito cultural ao qual todos os cidadãos deveriam ter acesso. Contudo, não é essa a nossa realidade. Neste artigo, pretendemos elucidar a importância da leitura, bem como o modo como ela vem sendo tratada nas escolas e no ambiente carcerário. Muitos dispositivos legais versam sobre o direito que o apenado tem à educação e, abarcada por este direito, está também a leitura. Além disso, pretendemos socializar neste trabalho as ações do Projeto Contexto, que tem auxiliado, desde 2017, reeducandos de um presídio de Blumenau no acesso à literatura de qualidade e, por meio dela, à remição de pena, bem como o desenvolvimento de seu letramento literário. Objetivamos ainda, por meio deste artigo, refletir sobre a importância das ações previstas para o terceiro ano do projeto: a implementação de círculos de leitura no espaço carcerário. 

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Biografia do Autor

Patrícia Gonçalves Jorge, Universidade Regional de Blumenau

Graduanda em Letras na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Karina Zendron da Cunha, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professora da Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. 

Suelen Ramos, Universidade Regional de Blumenau

Graduanda em Letras na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

JORGE, P. G.; CUNHA, K. Z. da; RAMOS, S. Círculos de leitura e letramento literário em espaços de privação de liberdade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 20–37, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-47676. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47676. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais