Juventudes, participação, voz e ação

Reflexões sobre um curso de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-47416

Palavras-chave:

Extensão universitária, Educação popular, Juventudes, Lideranças

Resumo

Neste relato apresentamos as experiências de um curso de extensão universitária realizado em Recife, Pernambuco, no ano de 2018, comprometido com o empoderamento juvenil. O curso foi conduzido por dinâmicas de formação, inspiradas nos preceitos da educação popular e pautadas no incentivo à participação social dos jovens instigados pelo autorreconhecimento enquanto atores relevantes para a cidadania, e em afirmações identitárias, quando as lideranças foram subsidiadas por práticas e saberes políticos, científicos e culturais através de novas tecnologias pedagógicas hábeis à continuidade destas e de outras ações. Além das considerações descritivas do curso, trazemos as narrativas dos educandos treinados a desenvolverem pesquisas de campo, quando elaboraram diários, cuja análise interpretativa dos relatos ali contidos favorece-nos à aproximação qualitativa de suas realidades e visões de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Lins Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-doutor em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Estudos sobre Álcool e Outras Drogas (GEAD/UFPE), do Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ/UFRPE/FUNDAJ) e do Grupo de Estudos Transculturalismo Crítico, Diversidade Cultural e Educação (GTRANSCRI/UFRPE).

Hugo Monteiro Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; coordenador do Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ/UFRPE/FUNDAJ) e do Núcleo de Estudos da Formação Docente e da Prática Pedagógica (NEFOPP/UFRPE).

Referências

ALMEIDA, C. M. C. Racismo na escola: um estudo da linguagem racista e de suas implicações no contexto da UEB Gonçalves Dias de Açailândia-MA. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2013.

ALVES, M. Z.; DAYRELL, J. T. Transnacionalismo, juventude rural e a busca de reconhecimento. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 1.455-1.471, dez. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2AucyJF. Acesso em: 21 jun. 2019.

AMARAL, M. F. Jovens de periferia e arte de construir a si mesmo: experiências de amizade, dança e morte. 2015. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

ANDRADE FILHO, J. R. O Vlog e os Direitos Humanos: a formação dos jovens e dos professores no ambiente escolar, 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Pernambuco – Nazaré da Mata, 2018.

ARAÚJO, V. P. S. Educação e diversidade(s): qual a cor da homofobia no arco-íris da escola? 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, 2012.

BARBOSA-PEREIRA, A. Os “rolezinhos” nos centros comerciais de São Paulo: juventude, medo e preconceito. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales: Niñez y Juventud, Manizales, v. 14, n. 11, p. 545-557, jan. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2Q1X4lv. Acesso em: 21 jun. 2019.

BIROLLI, M. I. A. M. Gerações em conflito: a juventude contemporânea entre o passado e o presente, 2016. 144 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2016.

BOGHOSSIAN, C. O.; MINAYO, M. C. S. Revisão sistemática sobre juventude e participação nos últimos 10 anos. Saúde & Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 411-423, set. 2009. Doi: 10.1590/S0104-12902009000300006.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 1990.

BRASIL. Estatuto do Desarmamento. Brasília, DF: Casa Civil, 2003.

BRASIL. Estatuto da Juventude: atos internacionais e normas correlatas. Brasília, DF: Senado Federal, 2013.

CALDEIRA, T. P. R. Qual a novidade dos rolezinhos?: espaço público, desigualdade e mudança em São Paulo. Novos Estudos, São Paulo, n. 98, p. 10-22, mar. 2014. Doi: 10.1590/S0101-33002014000100002.

CASTRO, N. N. D. Identidades de gênero no espaço escolar: silêncios e falas. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.

COELHO, M. G. P.; LEMOS, D. D. #Rolezinhos: análise de redes sociais e construção de sentidos no discurso de tuiteiros acerca do #Protesto dos Pintas em Natal (RN). Galáxia, São Paulo, n. 30, p. 162-177. dez. 2015. Doi: 10.1590/1982-25542015220586.

FISCHER, R. M. B. Mídia e juventude: experiências do público e do privado na cultura. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 65, p. 43-58. mar. 2005. Doi: 10.1590/S0101-32622005000100004.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 1968.

FREZZA, M.; MARASCHIN, C.; DOS SANTOS, N. S. Juventude como problema de Políticas Públicas. Psicologia & Sociedade, Minas Gerais, v. 21, n. 3, p. 313-323, dez. 2009. Doi: 10.1590/S0102-71822009000300004.

GOHN, M. G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1992.

GOHN, M. G. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 333-512. maio/ago. 2011. Doi: 10.1590/S1413-24782011000200005.

KOURY, M. G. P. Medos urbanos e mídia: o imaginário sobre juventude e violência no Brasil atual. Sociedade & Estado, Brasília, v. 26, n. 3, p. 471-485, set./dez. 2011. Doi: 10.1590/S0102-69922011000300003.

MACHADO, L. B. Nacionalismo, não violência e os novos atores engajados na política contenciosa brasileira: o caso do Movimento Brasil Livre (MBL). 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

MAFFESOLI, M. O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

MINAYO, M. C. S. A violência na adolescência: um problema de saúde pública. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 278-292, set. 1990. Doi: 10.1590/S0102-311X1990000300005.

OLIVEIRA, M. L.; MARQUES, L. R. Políticas de juventudes: histórias de vida, educação e resistência. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 137, p. 1.203-1.222, dez. 2016. Doi: 10.1590/es0101-73302016166171.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Paris: Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, 1948.

PEREGRINO, M.; PINHEIRO, D.; SOUZA, L. C. Engajamento, educação e trabalho: demandas da juventude no Brasil. Revista de Ciências Sociales, Montevideo, v. 31, n. 42, p. 127-150, jun. 2018. Doi: 10.26489/rvs.v30i41.6.

SOUZA, C. Z. V. G. Juventude e contemporaneidade: possibilidades e limites. Última Década, Santiago, n. 20, p. 47-69, jun. 2004. Disponível em: https://bit.ly/2Q4ir9F. Acesso em: 21 jun. 2019.

SOUZA, J. A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

SOUZA, J. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.

VILELA, L. F. O corpo que dança: os jovens e suas tribos urbanas. 1998. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

VILUTIS, L. Cultura e juventude: a formação dos jovens nos Pontos de Cultura. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

WENDELL, N. Cultura juvenil em cena: violência e diversidade. CENA, Porto Alegre, n. 8, p. 67-85, 2010. Doi: 10.22456/2236-3254.16384

YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1.287-1.302, set./dez. 2007. Disponível em: https://bit.ly/1l3sXd2. Acesso em: 21 jun. 2019.

ZABALZA, M. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZALUAR, A. A máquina e a revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Como Citar

LINS LIRA, W.; FERREIRA, H. M. Juventudes, participação, voz e ação: Reflexões sobre um curso de extensão. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 179–194, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-47416. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47416. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência