Juventudes, participação, voz e ação

Reflexões sobre um curso de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-47416

Palavras-chave:

Extensão universitária, Educação popular, Juventudes, Lideranças

Resumo

Neste relato apresentamos as experiências de um curso de extensão universitária realizado em Recife, Pernambuco, no ano de 2018, comprometido com o empoderamento juvenil. O curso foi conduzido por dinâmicas de formação, inspiradas nos preceitos da educação popular e pautadas no incentivo à participação social dos jovens instigados pelo autorreconhecimento enquanto atores relevantes para a cidadania, e em afirmações identitárias, quando as lideranças foram subsidiadas por práticas e saberes políticos, científicos e culturais através de novas tecnologias pedagógicas hábeis à continuidade destas e de outras ações. Além das considerações descritivas do curso, trazemos as narrativas dos educandos treinados a desenvolverem pesquisas de campo, quando elaboraram diários, cuja análise interpretativa dos relatos ali contidos favorece-nos à aproximação qualitativa de suas realidades e visões de mundo.

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Biografia do Autor

Wagner Lins Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-doutor em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Estudos sobre Álcool e Outras Drogas (GEAD/UFPE), do Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ/UFRPE/FUNDAJ) e do Grupo de Estudos Transculturalismo Crítico, Diversidade Cultural e Educação (GTRANSCRI/UFRPE).

Hugo Monteiro Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; coordenador do Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ/UFRPE/FUNDAJ) e do Núcleo de Estudos da Formação Docente e da Prática Pedagógica (NEFOPP/UFRPE).

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

LINS LIRA, W.; FERREIRA, H. M. Juventudes, participação, voz e ação: Reflexões sobre um curso de extensão. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 179–194, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-47416. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47416. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência