Juventudes, participação, voz e ação
Reflexões sobre um curso de extensão
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-47416Palavras-chave:
Extensão universitária, Educação popular, Juventudes, LiderançasResumo
Neste relato apresentamos as experiências de um curso de extensão universitária realizado em Recife, Pernambuco, no ano de 2018, comprometido com o empoderamento juvenil. O curso foi conduzido por dinâmicas de formação, inspiradas nos preceitos da educação popular e pautadas no incentivo à participação social dos jovens instigados pelo autorreconhecimento enquanto atores relevantes para a cidadania, e em afirmações identitárias, quando as lideranças foram subsidiadas por práticas e saberes políticos, científicos e culturais através de novas tecnologias pedagógicas hábeis à continuidade destas e de outras ações. Além das considerações descritivas do curso, trazemos as narrativas dos educandos treinados a desenvolverem pesquisas de campo, quando elaboraram diários, cuja análise interpretativa dos relatos ali contidos favorece-nos à aproximação qualitativa de suas realidades e visões de mundo.
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