Caminhos e desafios da articulação de projetos de extensão orientados pela educação popular

reflexões com base em experiência na Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Aline da Silva Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Marcilane da Silva Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Pedro José Santos Carneiro Cruz Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art03

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educação Popular, Redes, Articulação

Resumo

O presente estudo pretende situar caminhos e desafios do processo histórico do Programa de Educação Popular em Saúde (PROGEPS) da Universidade Federal da Paraíba, enfatizando estratégias, metodologias, ações da articulação em rede de quatro projetos de extensão. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com coleta de dados por meio de fontes documentais. A presente pesquisa inferiu que a aproximação entre experiências extensionistas em educação popular pode fortalecer as possibilidades de criação de espaços institucionais de cunho crítico, proativo e participativo. Podem-se difundir, nas ações acadêmicas, metodologias orientadas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de trabalhos sociais, de estudos e de processos de formação voltados ao enfrentamento dos problemas sociais de grupos em situação de vulnerabilidade e exclusão. Assim, a dimensão do fazer dos projetos extrapola a prática comunitária e é capaz de propor alterações nos modos de pensar o fazer acadêmico como um todo. Um fazer voltado para a emancipação de sujeitos.

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Biografia do Autor

Aline da Silva Alves, Universidade Federal da Paraíba

Especialista em Saúde da Família pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Pernambuco, Brasil; residente em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal da Paraíba, Brasil,

Marcilane da Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação (Educação Popular) na Universidade Federal da Paraíba, Brasil; pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR).

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação (Educação Popular) pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor adjunto do Centro de Ciências Médicas e do Centro de Educação; líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) na mesma instituição.

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Publicado

15-01-2019

Como Citar

ALVES, A. da S. .; SANTOS, M. da S. .; CRUZ, P. J. S. C. Caminhos e desafios da articulação de projetos de extensão orientados pela educação popular: reflexões com base em experiência na Universidade Federal da Paraíba. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 43–54, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/44253. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais