Política pública para a construção da escola popular

a rede pública municipal pelo direito de ensinar e de aprender

Autores

  • Gercina Santana Novais Universidade de Uberaba
  • Silma do Carmo Nunes Faculdade Presidente Antonio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2018-43317

Palavras-chave:

Política pública, Educação, Ensinar e aprender, Rodas de Conversa, Formação Profissional

Resumo

Neste texto abordamos a experiência da construção da política educacional desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, Minas Gerais, tendo como fonte dados oriundos de uma pesquisa desenvolvida no período de 2014 a 2016, fundada na metodologia da pesquisa-ação. Os documentos - registros das rodas de conversa e dos mini fóruns - produzidos pela pesquisa-ação, foram disponibilizados para a realização de análise documental, com enfoque qualitativo. Foram analisados registros das Rodas de Conversa e dos Mini Fóruns realizados nas unidades escolares do ensino fundamental, comunicados, memorial, levantamento sobre a realidade da educação em Uberlândia e Lei Municipal nº 11.444/2013. Os resultados da análise evidenciaram a importância da referida lei, que fundamentou a construção da política pública municipal de educação cuja finalidade era garantir às classes populares educação pública, gratuita, popular, de qualidade referenciada socialmente. Mostraram a centralidade da gestão democrática no fomento da escola pública popular, da participação dos/as profissionais e demais interessados/as em educação pública e gratuita, nos espaços coletivos de discussão e elaboração de ações pedagógicas. E, também, das proposições sobre formação com os/as profissionais da educação como políticas públicas educacionais. Revelaram, ainda, a aproximação dos valores e das diretrizes, presentes nos documentos analisados, com as proposições do campo da educação popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gercina Santana Novais, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; professora aposentada da Universidade Federal de Uberlândia; professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, Universidade de Uberaba (Uniube); Secretária de Educação do Município de Uberlândia-MG, no período de 2013 a 2016.

Silma do Carmo Nunes, Faculdade Presidente Antonio Carlos

Diretora Acadêmica da Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia - FEESU/FUPAC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Ensno de Geografia - FACEDE/UFU.

Referências

BRASIL. Secretaria Geral da Presidência da República. Secretaria Nacional de Articulação Social Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã. Marco de referência da educação popular para as políticas públicas 2013. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2018.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316.

DYE, T. D. Understanding public policy. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1984.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54 p.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 256 p.

GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2010. 36 p.

KAMIMURA, A. L. M. Os minifóruns enquanto experiência inovadora. In: NOVAIS, G. S.; NUNES, S. do C. (Org.). Rede pública pelo direito de ensinar e de aprender: experiências coletivas de políticas públicas. Uberlândia: Regência e Arte Editora, 2017. p. 107-126.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009. 132 p.

SILVA, M. A. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago., 2009.

UBERL

______. CEMEPE Memorial 2013-2016. Uberlândia: Prefeitura Municipal de Uberlândia, 2016. 66 p.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, l991. 191 p.

WANDERLEY, L. E. Educação popular: metamorfose e veredas. São Paulo: Cortez, 2010. 142 p.

Downloads

Publicado

15-01-2019

Como Citar

NOVAIS, G. S.; NUNES, S. do C. . Política pública para a construção da escola popular: a rede pública municipal pelo direito de ensinar e de aprender. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 72–87, 2019. DOI: 10.14393/REP-2018-43317. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/43317. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais