Cursinho Prepara Trans

possibilidade de articulação entre gênero e educação popular

Autores

  • Gustavo de Aguiar Campos Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia
  • Mariana Cunha Pereira Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-rel01

Palavras-chave:

Educação popular, LGBT, gênero, transexualidade, ações afirmativas

Resumo

A partir da experiência vivida no projeto denominado "Cursinho Prepara Trans", este texto tem como objetivo discutir a questão da diversidade sexual e de gênero no âmbito da educação popular. O projeto tem como objetivo preparar transexuais, travestis, lésbicas, bissexuais e gays (LGBT) para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares. Com a experiência vivenciada em tal projeto foi possível discutir como, na prática popular, se faz necessário ter como norte as questões da diversidade e do preconceito além da conscientização e da transformação da realidade. Discutem-se, aqui, as perspectivas do diálogo, bem como da educação antirracista e da pedagogia feminista. Conclui-se que a inclusão e permanência de LGBT nos espaços educativos formais e informais se torna fundamental nos mais variados espaços.

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Biografia do Autor

Gustavo de Aguiar Campos, Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia, Brasil; educador popular no projeto

Mariana Cunha Pereira, Universidade Federal de Roraima

Doutorado em Antropologia (América Latina e Caribe) pela Universidade de Brasília, Brasil; professora na Universidade Federal de Roraima, Brasil.

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Publicado

15-01-2019

Como Citar

CAMPOS, G. de A.; PEREIRA, M. C. . Cursinho Prepara Trans: possibilidade de articulação entre gênero e educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 183–194, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/43050. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência