Política e educação na construção do cursinho popular "Nós por Nós"
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2018-42847Palavras-chave:
Política, Educação Popular, Periferia UrbanaResumo
Este relato de experiência pretende apresentar os eventos principais do processo de construção do cursinho popular "Nós Por Nós", iniciativa de educação popular realizada na periferia da cidade de Marília, São Paulo. Ao longo do ano de 2009, o projeto mobilizou estudantes universitários, ativistas do movimento hip-hop e jovens de diferentes regiões do município em uma proposta de trabalho que buscou tanto contribuir com a formação educacional do jovem da periferia quanto interferir nas dinâmicas dominantes no espaço escolar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S. P.; CARVALHO, M. R.; FELIX, S. A. Geografia do crime: reflexões teóricas e análises da qualidade de vida e criminalidade no espaço urbano de Marília/SP. Relatório Científico FINEP/MCT. Marília: GUTO/UNESP, 2009.
ENGUITA, M. F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. 252 p.
GRAMSCI, A. Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In:______. Cadernos do cárcere. v. 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 13-54.
______. Para uma associação de cultura. In: ______. Escritos políticos. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 175-179.
M
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.