Entre Freire e Castells

pensando o caso dos pré-universitários/vestibulares populares

Autores

  • Camila Wolpato Loureiro Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art10

Palavras-chave:

Educação Popular, Pré-Universitários, Vestibulares Populares, Universidades Federais

Resumo

Os Pré-Universitários/Vestibulares Populares (PUP/PVP) de matriz freireana2 estão diretamente associados a uma busca esperançosa de transformação social e democratização do acesso ao ensino superior. Em contraposição às políticas neoliberalizantes dos anos 1990, camadas populares passaram a estabelecer redes de indignação - frente a tais políticas excludentes - e de esperanças de mudança do quadro desesperador que foi colocado. De modo geral, este trabalho visa contribuir com a história da educação e do acesso a ela, estabelecendo um panorama de análise dos cursos PUP/PVP ligados às universidades federais no Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, visa estabelecer diálogo e troca de experiências entre essas redes constituídas pelos PUP/PVP para a promoção de uma rede maior que compreenda buscas e inquietações comuns como espaços de luta e resistência das camadas populares.

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Biografia do Autor

Camila Wolpato Loureiro, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Graduada em História - Licenciatura Plena e Bacharelado, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é Mestranda e bolsista Capes/ FAPERGS no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim e membro do Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU).

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Publicado

15-01-2019

Como Citar

LOUREIRO, C. W. Entre Freire e Castells: pensando o caso dos pré-universitários/vestibulares populares. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 143–153, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42674. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais