Desafios e possibilidades do método de educação popular na escola pública

Autores

  • Thaís Gonçalves Saggiomo Universidade Federal do Rio Grande
  • Michele Silveira Azevedo Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Gonçalves Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia Rutz Bierhals Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art07

Palavras-chave:

Método, Educação Popular, Educação Escolar, Movimentos Sociais

Resumo

 

O artigo parte de reflexões e debates mais amplos realizados nos seguintes seminários: Fundamentos da Educação Popular I e Educação Popular na Escola Pública II, no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas - FaE/PPGE/UFPel. E tem por objetivo central refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento do método de educação popular no contexto da escola pública. Para tanto, dialogamos ao longo deste ensaio com autores, como: Marx (1978), Freire (1987), Mészáros (2008), Paludo (2012; 2015), Frigotto (1985; 2002). Caracteriza-se enquanto um estudo de revisão teórica, sua perspectiva teórico-metodológica de abordagem da realidade é o materialismo histórico dialético, tendo como base os autores: Kosik (1995) e Triviños (1987). Na conclusão, argumenta-se que ao evidenciarmos o ambiente escolar como um espaço de potencialidades pedagógicas, reafirma-se neste, que o diálogo como instrumento político, quando articulado à práxis educativa num horizonte democrático, possibilita campo fértil no desafio de aproximar a educação popular como um método de trabalho no/do contexto da educação escolar.

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Biografia do Autor

Thaís Gonçalves Saggiomo, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Michele Silveira Azevedo, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vanessa Gonçalves Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Patricia Rutz Bierhals, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

15-01-2019

Como Citar

GONÇALVES SAGGIOMO, T.; SILVEIRA AZEVEDO, M.; GONÇALVES DIAS, V.; RUTZ BIERHALS, P. Desafios e possibilidades do método de educação popular na escola pública. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 103–116, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41343. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais