O estágio na formação dos gestores de cooperativas
a experiência no âmbito do Programa ATER Mais Gestão na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art06Palavras-chave:
Economia Solidária, Agricultura Familiar, Gestão de CooperativasResumo
Em paralelo ao crescimento de organizações coletivas brasileiras, emerge a necessidade de gestão administrativa desses empreendimentos, para tanto é fundamental a formação de gestores de cooperativas que possam desenvolver atividades de assessoramento por intermédio de instituições de apoio. Nesse contexto, o presente artigo relata experiências do estágio nessas entidades de assessoria, por dois discentes do curso Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, amparados pelo projeto Rede de Universidades na Avaliação do Programa ATER Mais Gestão. O caminhar metodológico apoiou-se em um estudo de caso e por uma pesquisa de caráter qualitativo, no qual os estagiários atuaram em cooperativas atendidas pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) e pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Como resultado, a pesquisa apontou que o estágio trouxe significativas contribuições para a formação dos gestores de cooperativas na medida em que vivenciaram na prática da assessoria os desafios enfrentados pelos empreendimentos e pelas entidades. Essa experiência apresenta como contribuição profissional um breve ensaio a esses estudantes para atuação na área como gestores de cooperativas. No âmbito social, o estágio pode proporcionar aos discentes o desenvolvimento das capacidades crítica e reflexiva, que darão suporte na criação de estratégias para a sustentabilidade dos empreendimentos da agricultura familiar.
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