O ensino a distância na formação em saúde

uma revisão integrativa de literatura

Autores

  • Vivian Breglia Rosa Vieira União das Faculdades dos Grandes Lagos
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art07

Palavras-chave:

Educação a distância, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Profissionais de Saúde

Resumo

Pesquisas acerca da formação dos profissionais da área da saúde apontam a necessidade de mudanças substanciais, sobretudo no que se refere ao perfil profissional desejado e ao modelo pedagógico adotado. A necessidade se dá sobre a construção de uma aprendizagem mais construtivista, e, nessa perspectiva, a Educação a Distância (EaD) pode contribuir com este fim. O presente artigo teve por objetivo identificar como a literatura aborda a aplicação da educação a distância na formação de profissionais de saúde. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura. Apesar de um considerável número de publicações terem sido listadas a partir da busca com os cruzamentos de termos elencados para o estudo (trinta e cinco), apenas nove atenderam aos critérios de inclusão definidos para esta revisão. Os estudos incluídos foram apresentados considerando-se seu objetivo, a metodologia empregada e os principais resultados encontrados. Conclui-se que a maioria das experiências publicizadas com a inclusão de EaD em saúde foi exitosa e conseguiu cumprir, mesmo que parcialmente, com suas metas.

Biografia do Autor

  • Vivian Breglia Rosa Vieira, União das Faculdades dos Grandes Lagos

    Nutricionista. Mestre em Ciências da Saúde. Especialista em Docência na Educação a Distância. Docente do curso de Nutrição da União das Faculdades dos Grandes Lagos.

  • Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

    Nutricionista. Doutora em Ciências dos Alimentos. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências da Saúde e do curso de Nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

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Publicado

18-06-2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O ensino a distância na formação em saúde: uma revisão integrativa de literatura. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 114–125, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40013. Acesso em: 10 mar. 2025.