O ensino a distância na formação em saúde
uma revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art07Palavras-chave:
Educação a distância, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Profissionais de SaúdeResumo
Pesquisas acerca da formação dos profissionais da área da saúde apontam a necessidade de mudanças substanciais, sobretudo no que se refere ao perfil profissional desejado e ao modelo pedagógico adotado. A necessidade se dá sobre a construção de uma aprendizagem mais construtivista, e, nessa perspectiva, a Educação a Distância (EaD) pode contribuir com este fim. O presente artigo teve por objetivo identificar como a literatura aborda a aplicação da educação a distância na formação de profissionais de saúde. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura. Apesar de um considerável número de publicações terem sido listadas a partir da busca com os cruzamentos de termos elencados para o estudo (trinta e cinco), apenas nove atenderam aos critérios de inclusão definidos para esta revisão. Os estudos incluídos foram apresentados considerando-se seu objetivo, a metodologia empregada e os principais resultados encontrados. Conclui-se que a maioria das experiências publicizadas com a inclusão de EaD em saúde foi exitosa e conseguiu cumprir, mesmo que parcialmente, com suas metas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. J. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos universitários da área da Saúde. 2. ed. Londrina: Rede UNIDA, 2005. 92 p.
BARILLI, E. C. V. C.; EBECKEN,N. F. F.; CUNHA, G. G. A tecnologia de realidade virtual como recurso para formação em saúde pública à distância: uma aplicação para a aprendizagem dos procedimentos antropométricos. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, supl. 1, p. 1.247-1.256, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. A aderência dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia às Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006.
______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.133, de 7 de agosto de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001.
______. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde: objetivos e implementação e desenvolvimento potencial. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. Mudanças na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 1.400-1.410, set./out. 2004.
DAZA, M. P. M.; BERRETIN-FELIX,G.; MACHADO, M. A. M. P. Requisitos para utilização de cyber tutor com agentes comunitários de saúde. Revista CEFAC: Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 573-581, mar./abr. 2014.
FOGLIATTO, F. Organização de textos científicos. 2007. Disponível em: http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/disciplinas/146_seminario_de_pesquisa_2_diretrizes_referencial_teorico.doc. Acesso em: 22 set. 2016.
GANONG, L. H. Integrative reviews of nursing. Res Nurs Health, New York, v. 10, n. 1, p. 1-11, Feb. 1987. doi: https://doi.org/10.1002/nur.4770100103.
GODOY, S. C. B.; GUIMARÃES, E. M. P.; ASSIS, D. S. S. Avaliação da capacitação dos enfermeiros em unidades básicas de saúde por meio da telenfermagem. Esc. Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 148-155, jan./mar. 2014.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa. A trajetória dos cursos de graduação na saúde: 1991-2004. In: HADDAD, A. E. et al (Orgs.). v. 15. Brasília, DF: Inep/MEC, 2006.
JACOMINI, R. A.; PIAI, T. H.; FIGUEIREDO, R. M. Avaliação de um curso de educação a distância sobre hepatite C. Investigación y Educación em Enfermería, Medelín, v. 26, n. 2, supl., p. 98-104, set. 2008.
MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo – ReAT. v. 2, n. 1, p. 93-109, jan./jun. 2013.
MEZZARI, A. O uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle. Rev. Bras. Educ. Med. [online], Brasília, v. 35, n. 1, p. 114-121, 2011.
NUNES, T. W. N.; FRANCO, S. R. K.; SILVA, V. D. Como a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde? Rev. Bras. Educ. Med. [online], Brasília, v. 34, n. 4, p. 554-564, 2010.
OLIVEIRA, A. E. F. et al. Educação a distância e formação continuada: em busca de progressos para a saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online], Brasília, v. 37, n. 4, p. 578-583, 2013.
RANGEL, M. L. et al. Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da educação a distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde – SUS. Interface: Comunicação, Saúde, Educação [online], Botucatu, v. 16, n. 41, p. 545-556, abr./jun. 2012.
SANTOS, L. A. S. et al. Projeto pedagógico do programa de graduação em nutrição da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia: uma proposta em construção. Revista de Nutrição, Campinas, v. 18, n. 1, p. 105-117, jan./fev. 2005. doi: https://doi.org/10.1590/S1415-52732005000100010.
SILVEIRA, J. L. G. C. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia: historicidade, legalidade e legitimidade. Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr, João Pessoa, v. 4, p. 151-156, maio/ago. 2004.
SOARES, N. T.; AGUIAR, A. C. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de nutrição: avanços, lacunas, ambiguidade e perspectivas. Revista de Nutrição, Campinas, v. 23, n. 5, p. 895-905, set./out. 2010. doi: https://doi.org/10.1590/S1415-52732010000500019.
TOMAZ, J. B. C.; MOLEN, H. T. V. D. Compreendendo os profissionais de saúde da família como potenciais estudantes na educação à distância. Rev. Bras. Educ. Med. [online], Brasília, v. 35, n. 2, p. 201-208, 2011.
VARGAS, F. M. A. et al. A educação a distância na qualificação de profissionais para o Sistema Único de Saúde: meta estudo. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 849-870, set./dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Vivian Breglia Rosa Vieira, Carla Rosane Paz Arruda Teo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.