Contribuições da educação popular à pedagogia social

por uma educação emancipatória na Amazônia

Autores

  • João Colares da Mota Neto Universidade do Estado do Pará
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art02

Palavras-chave:

Pedagogia Social, Educação Popular, NEP/UEPA

Resumo

Neste artigo objetiva-se debater o significado de pedagogia social, a partir do aporte político-pedagógico e epistemológico da educação popular, bem como refletir sobre os desafios da construção de uma pedagogia social emancipatória na Amazônia, tendo como foco de análise a prática educacional do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com jovens, adultos e idosos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com leituras sobre marcos teóricos da pedagogia social e da educação popular, além de estudos realizados sobre as práticas educacionais do NEP/UEPA.

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Biografia do Autor

João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, onde também atua como pesquisador e pedagogo do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEPA. Coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e integrante da coordenação colegiada do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL)

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Professora Titular, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire

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Publicado

09-01-2018

Como Citar

MOTA NETO, J. C. da; OLIVEIRA, I. A. de. Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 21–35, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38694. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais