As infâncias e as brincadeiras do e no campo

a vivência e a participação em um movimento social

Autores

  • Larissa Escarce Bento Wollz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Francisco Romão Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art06

Palavras-chave:

Infância, Campo, Brincar, Sem-Terrinhas

Resumo

O presente artigo busca relatar e analisar os aspectos históricos e sociais que circunscrevem o universo das infâncias no meio rural brasileiro, suas brincadeiras, sua relação com a escola e, sobretudo, discutir alguns aspectos que tratam da vivência e a participação das crianças no interior de um movimento social como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Esse estudo consiste em uma revisão da literatura do tipo narrativa. Utilizamos três autores clássicos para embasar teoricamente os estudos que tratam da realidade brasileira. Marx, que apresenta elementos para a reflexão acerca da perspectiva relacional dos fenômenos sociais e com a sua afirmativa de que a sociedade constitui uma totalidade, cuja explicação se encontra na compreensão das condições materiais e objetivas de existência; Vygotsky, para pensar os processos de subjetivação e a vivencia da infância na cultura; e Bourdieu, para pensar sobre a função ideológica do sistema de ensino, violência simbólica e capital simbólico.

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Biografia do Autor

Larissa Escarce Bento Wollz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, Brasil

Francisco Romão Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-doutorado voltado para o ensino de biociêcias na saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz / FIOCRUZ. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro é Professor Adjunto do Instituto de Nutrição, Bolsista no Programa Prociência e professor do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

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Publicado

09-01-2018

Como Citar

WOLLZ, L. E. B.; FERREIRA, F. R. As infâncias e as brincadeiras do e no campo: a vivência e a participação em um movimento social. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 84–103, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-art06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38126. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais