O curso de Pedagogia e a atuação na classe hospitalar

Os caminhos da formação pelo olhar de graduandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/ree-v16n12017_art10

Palavras-chave:

Formação de professores, Classe Hospitalar, Educação Especial

Resumo

Este artigo versa sobre uma pesquisa cujo objetivo foi identificar se o graduando em Pedagogia reconhece em sua formação a possibilidade de atuação na classe hospitalar, serviço pedagógico-educacional da educação especial. Participaram da pesquisa 24 acadêmicos de uma universidade pública do interior de São Paulo que responderam a um questionário, instrumento que promoveu a descrição sobre a percepção que esses alunos têm sobre sua formação inicial para atuar em classe hospitalar. As respostas dos questionários foram submetidas à análise de dados segundo a metodologia de investigação fenomenológica. A discussão dos resultados revelou que os cursos de Pedagogia não têm o espaço hospitalar como foco na formação inicial, embora ofereçam condições para o pensar pedagógico em qualquer espaço educacional. Verificou-se, ainda, que formar-se pedagogo e perceber-se com condições de atuar em classe hospitalar parece ser um aprendizado que vai muito além dos ensinamentos adquiridos na graduação. Assim, os conhecimentos multidisciplinares requeridos para atuação pedagógica em ambiente hospitalar podem ser buscados, quando necessário, em formação continuada.

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Biografia do Autor

Lúcia Maria Santos Tinós, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo; educadora na Faculdade
de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Sheila Maria Mazer Gonçalves, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos; educadora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

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Publicado

02-06-2017

Como Citar

TINÓS, L. M. S.; GONÇALVES, S. M. M. O curso de Pedagogia e a atuação na classe hospitalar: Os caminhos da formação pelo olhar de graduandos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 117–127, 2017. DOI: 10.14393/ree-v16n12017_art10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/36991. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais