Permacultura

uma estratégia valorosa para educação ambiental em escolas rurais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-rel02

Palavras-chave:

Permacultura, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Zona Rural

Resumo

O termo sustentabilidade é importante para a compreensão de como a educação ambiental e as práticas permaculturais podem ser utilizadas como ferramentas de formação educacional. A Permacultura é caracterizada como um sistema de planejamento e criação de ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos, de forma harmônica. O objetivo do trabalho é avaliar a eficiência das práticas permaculturais como ferramenta de educação ambiental e mecanismo de integração entre ser humano e ambiente. Foi desenvolvido um projeto em uma escola da rede municipal de ensino localizada na região rural Ituiutaba, Minas Gerais, atendendo diretamente 40 pessoas. Alunos e funcionários participaram, levando para a escola plantas que fazem parte do convívio dos mesmos, ou seja, representam valor cultural para a comunidade. A integração entre alunos, funcionários e demais moradores foi constatada principalmente quando todos se prontificaram a desenvolver a horta, demonstrando o potencial agregador que tal atividade permite, a partir de ações conjuntas. A união e valorização do local onde se vive trazem a sensação de pertencimento e melhoria da ambiência, aspectos importantes para a melhoria de qualidade de vida de pessoas que vivem em áreas afastadas de centros urbanos.

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Biografia do Autor

Caio César Rangel, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia- Campus Pontal (2011), especialização em Ciências Ambientais pelo Insituto Federal de Minas Gerais- Campus Ituiutaba (2016) e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor designado da Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ituiutaba. Tem experiência na área de Sustentabilidade, Zoologia e Paleontologia.

Bruno de Moraes Nunes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Agronomia pela FEIT/UEMG (2010), especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes ABEAS/UFPel e mestrado em Microbiologia Agropecuária pela FCAV/UNESP (2012). Atualmente é professor na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ituiutaba. Tem experiência na área de educação ambiental, fitossanidade e fitotecnia.

Wedley Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Agronomia na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba, Brasil.

Júlio César Delvaux, Instituto Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Ecologia Microbiana.

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Publicado

09-01-2018

Como Citar

RANGEL, C. C.; NUNES, B. de M. .; OLIVEIRA, W.; DELVAUX, J. C. Permacultura: uma estratégia valorosa para educação ambiental em escolas rurais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 181–190, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/36780. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência