Permacultura

uma estratégia valorosa para educação ambiental em escolas rurais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-rel02

Palavras-chave:

Permacultura, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Zona Rural

Resumo

O termo sustentabilidade é importante para a compreensão de como a educação ambiental e as práticas permaculturais podem ser utilizadas como ferramentas de formação educacional. A Permacultura é caracterizada como um sistema de planejamento e criação de ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos, de forma harmônica. O objetivo do trabalho é avaliar a eficiência das práticas permaculturais como ferramenta de educação ambiental e mecanismo de integração entre ser humano e ambiente. Foi desenvolvido um projeto em uma escola da rede municipal de ensino localizada na região rural Ituiutaba, Minas Gerais, atendendo diretamente 40 pessoas. Alunos e funcionários participaram, levando para a escola plantas que fazem parte do convívio dos mesmos, ou seja, representam valor cultural para a comunidade. A integração entre alunos, funcionários e demais moradores foi constatada principalmente quando todos se prontificaram a desenvolver a horta, demonstrando o potencial agregador que tal atividade permite, a partir de ações conjuntas. A união e valorização do local onde se vive trazem a sensação de pertencimento e melhoria da ambiência, aspectos importantes para a melhoria de qualidade de vida de pessoas que vivem em áreas afastadas de centros urbanos.

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Biografia do Autor

  • Caio César Rangel, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia- Campus Pontal (2011), especialização em Ciências Ambientais pelo Insituto Federal de Minas Gerais- Campus Ituiutaba (2016) e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor designado da Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ituiutaba. Tem experiência na área de Sustentabilidade, Zoologia e Paleontologia.

  • Bruno de Moraes Nunes, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Possui graduação em Agronomia pela FEIT/UEMG (2010), especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes ABEAS/UFPel e mestrado em Microbiologia Agropecuária pela FCAV/UNESP (2012). Atualmente é professor na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ituiutaba. Tem experiência na área de educação ambiental, fitossanidade e fitotecnia.

  • Wedley Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Graduando em Agronomia na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba, Brasil.

  • Júlio César Delvaux, Instituto Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Ecologia Microbiana.

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Publicado

09-01-2018

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

RANGEL, Caio César; NUNES, Bruno de Moraes; OLIVEIRA, Wedley; DELVAUX, Júlio César. Permacultura: uma estratégia valorosa para educação ambiental em escolas rurais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 181–190, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/36780. Acesso em: 25 maio. 2025.