Atuação da sala de recursos no processo de ensino aprendizagem da Geografia para alunos surdos

Autores

  • Jean Volnei Fernandes Universidade de Brasilia
  • Ruth Elias de Paula Laranja Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017_rel01

Palavras-chave:

Geografia, Surdos, Sala de Recursos, Inclusão, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar a contribuição da sala de recursos de deficientes auditivos no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem de Geografia para alunos surdos. Inicialmente, será retratado o histórico da educação especial no Brasil, as atribuições da sala de recursos, os requisitos necessários para os professores que pretendem atuar com esse segmento de ensino e as principais leis e reflexões sobre a inclusão escolar do aluno surdo. Será apresentada sugestão de atividade desenvolvida com alunos surdos na sala de recursos de deficiência auditiva do CEF 08 do Gama, Distrito Federal, referente ao processo de ensino-aprendizagem das regiões brasileiras e seus respectivos estados, utilizando a pesquisa-ação como metodologia. A partir da utilização dos elementos citados anteriormente, pretende-se promover uma aprendizagem mais significativa e interessante para alunos surdos, procurando associar aspectos visuais e de comunicação em Libras durante o desenvolvimento da aula de Geografia. 

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Biografia do Autor

Jean Volnei Fernandes, Universidade de Brasilia

Doutorando em Geografia na Universidade de Brasília; professor efetivo na rede estadual de ensino do Distrito Federal.

Ruth Elias de Paula Laranja, Universidade de Brasilia

Pós-doutora em Geografia pela Universidade do Porto, Portugal; professora adjunta I da Universidade de Brasília.

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Publicado

02-06-2017

Como Citar

FERNANDES, J. V.; LARANJA, R. E. de P. Atuação da sala de recursos no processo de ensino aprendizagem da Geografia para alunos surdos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 129–139, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017_rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/36543. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência