O Reletran na Universidade de Sorocaba e seu impacto na construção de processos comunitários por meio das narrativas dos participantes
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2017-35996Palavras-chave:
Reletran, Narrativas, Pedagogia Freireana, Universidade, ComunidadeResumo
Este trabalho está relacionado à tese de doutoramento em Educação na Universidade de Sorocaba e procura analisar a maneira como o projeto Rede Latinoamericana Europeia de Trabalho Social Transnacional (Reletran) foi experimentado e avaliado pelos participantes do curso "Práticas sociais e processos comunitários" oferecido em 2014. A pesquisa tem como base empírica as narrativas dos alunos e colaboradores do referido curso. Após cada encontro realizado, eles nos enviavam uma narrativa sobre suas observações do que havia sido discutido e experimentado nas atividades daquela semana. Além dessas narrativas, procurou-se observar o papel de uma universidade comunitária na ressignificação da pedagogia freireana no tempo presente e os métodos de construção e consolidação de processos comunitários por meio das práticas pedagógicas e sociais cotidianas.
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