O Reletran na Universidade de Sorocaba e seu impacto na construção de processos comunitários por meio das narrativas dos participantes

Autores

  • Ariane Diniz Silva Universidade de Sorocaba
  • Marcos Antonio dos Santos Reigota Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2017-35996

Palavras-chave:

Reletran, Narrativas, Pedagogia Freireana, Universidade, Comunidade

Resumo

Este trabalho está relacionado à tese de doutoramento em Educação na Universidade de Sorocaba e procura analisar a maneira como o projeto Rede Latinoamericana Europeia de Trabalho Social Transnacional (Reletran) foi experimentado e avaliado pelos participantes do curso "Práticas sociais e processos comunitários" oferecido em 2014. A pesquisa tem como base empírica as narrativas dos alunos e colaboradores do referido curso. Após cada encontro realizado, eles nos enviavam uma narrativa sobre suas observações do que havia sido discutido e experimentado nas atividades daquela semana. Além dessas narrativas, procurou-se observar o papel de uma universidade comunitária na ressignificação da pedagogia freireana no tempo presente e os métodos de construção e consolidação de processos comunitários por meio das práticas pedagógicas e sociais cotidianas.

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Biografia do Autor

Ariane Diniz Silva, Universidade de Sorocaba

Professora de graduação da Universidade de Sorocaba; doutoranda em educação na Universidade de Sorocaba, Bolsista Universidade de Sorocaba

Marcos Antonio dos Santos Reigota, Universidade de Sorocaba

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Genebra, UG, Suiça; professor na Universidade de Sorocaba, São Paulo.

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Publicado

02-06-2017

Como Citar

SILVA, A. D.; REIGOTA, M. A. dos S. . O Reletran na Universidade de Sorocaba e seu impacto na construção de processos comunitários por meio das narrativas dos participantes. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 72–81, 2017. DOI: 10.14393/REP-2017-35996. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/35996. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais