O Reletran na Universidade de Sorocaba e seu impacto na construção de processos comunitários por meio das narrativas dos participantes

Autores

  • Ariane Diniz Silva Universidade de Sorocaba
  • Marcos Antonio dos Santos Reigota Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2017-35996

Palavras-chave:

Reletran, Narrativas, Pedagogia Freireana, Universidade, Comunidade

Resumo

Este trabalho está relacionado à tese de doutoramento em Educação na Universidade de Sorocaba e procura analisar a maneira como o projeto Rede Latinoamericana Europeia de Trabalho Social Transnacional (Reletran) foi experimentado e avaliado pelos participantes do curso "Práticas sociais e processos comunitários" oferecido em 2014. A pesquisa tem como base empírica as narrativas dos alunos e colaboradores do referido curso. Após cada encontro realizado, eles nos enviavam uma narrativa sobre suas observações do que havia sido discutido e experimentado nas atividades daquela semana. Além dessas narrativas, procurou-se observar o papel de uma universidade comunitária na ressignificação da pedagogia freireana no tempo presente e os métodos de construção e consolidação de processos comunitários por meio das práticas pedagógicas e sociais cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Diniz Silva, Universidade de Sorocaba

Professora de graduação da Universidade de Sorocaba; doutoranda em educação na Universidade de Sorocaba, Bolsista Universidade de Sorocaba

Marcos Antonio dos Santos Reigota, Universidade de Sorocaba

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Genebra, UG, Suiça; professor na Universidade de Sorocaba, São Paulo.

Referências

ALVES, N. G. A narrativa como método na história do cotidiano escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HIST

BENTO, J. O. Por uma UniverCidade anticonformista. Porto: FADEUP, 2014.

CATUNDA, M.; FORTUNATO, I. Narrativas da violência: ecosofia à margem no cotidiano escolar. Série-Estudos, Campo Grande, n. 31, p. 183-191, jan./jun. 2011.

CHAVES, A. L. Práticas sociais e processos comunitários: narrativa de um universitário. Espacios Transnacionales [en línea], Año 2, n. 3, p. 170-181, jul./dic. 2014. Disponible en: <http://www.espaciostransnacionales.org/tercer-numero/perspectivas /praticas/>. Acceso em: 4 set. 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GERMANO, M. A. L. R.; REIGOTA, M. A. dos S. Paulo Freire em Sorocaba e Genebra: entrevista com o prof. Aldo Vannucchi. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, v. 33, n. 2, p. 145-156, dez. 2007.

KNIFFKI, J.; REUTLINGER, C. Trabajo social y conocimiento transnacional: reflexiones sobre la construcción del conocimiento en el marco del proyecto RELETRAN. Avaliação, Sorocaba, v. 20, n. 3, p. 779-809, nov. 2015.

MORAN, E. F. Nós e a natureza: uma introdução às relações homem-ambiente. São Paulo: Senac, 2008.

OLIVEIRA, I. B. de. Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Rio de Janeiro: Faperj; São Paulo: DP&A, 2010.

REIGOTA, M. Ecologia, elites e intelligentsia na América Latina: um estudio de suas representações sociais. São Paulo: Annablume, 1999.

_____. Grupo de pesquisa: perspectiva ecologista de educação. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 113-117, jul./dez. 2010.

ROMAGUERA, A; PIMENTA, M. A. Univer-Cidade: desafios e possibilidades. Integración Universidad-Comunidad: Retos y Oportunidades. Espacios Transnacionales [en línea], Año 2, n. 4, p. 74-85, ene./jun. 2015. Disponible en: <http://www.espaciostransnacionales.org/cuarto-numero/ univer-cidade/>. Acceso em: 4 set. 2016.

VANNUCCHI, A. A universidade comunitária: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2004.

Downloads

Publicado

02-06-2017

Como Citar

SILVA, A. D.; REIGOTA, M. A. dos S. . O Reletran na Universidade de Sorocaba e seu impacto na construção de processos comunitários por meio das narrativas dos participantes. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 72–81, 2017. DOI: 10.14393/REP-2017-35996. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/35996. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais