Criança e infância

concepções de professoras da educação infantil do município de Ituiutaba, Minas Gerais

Autores

  • Ana Lucia Silverio Domingos Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Duarte Araújo Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art04

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação, Infância, Sujeito, Direitos da Criança

Resumo

Este texto apresenta dados de uma pesquisa realizada no curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), no ano de 2015. O intuito foi identificar quais são as concepções de docentes que atuam nas redes pública e privada de Ituiutaba, Minas Gerais, com relação à criança e à infância. Utilizamos os pressupostos de uma pesquisa de abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, entrevista semiestruturada. Em linhas gerais, percebemos, por meio do relato das práticas pedagógicas, que as professoras possuem a concepção de que a criança é um sujeito que dialoga, que expressa opiniões, por isso organizam rodas de conversas diariamente. Contudo, ao relatarem sobre as demais atividades realizadas no cotidiano, demostram uma preocupação em ensinar conteúdos de alfabetização como se as crianças fossem desprovidas de conhecimentos prévios. Sobre a concepção de infância, as falas das professoras privilegiaram aspectos relacionados ao brincar: brincadeiras tradicionais de rua, roda, bete, peteca, amarelinha. Identificamos também concepções de infância como um período que oportuniza a vivência de momentos de alegria, prazer, brincadeiras com a família, amigos e escola.

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Biografia do Autor

Ana Lucia Silverio Domingos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais

Fernanda Duarte Araújo Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP/UFU). Possui experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental como docente e coordenadora pedagógica. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância (GEPI), da FACIP/UFU.

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Publicado

02-06-2017

Como Citar

DOMINGOS, A. L. S.; SILVA, F. D. A. Criança e infância : concepções de professoras da educação infantil do município de Ituiutaba, Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 49–62, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34240. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais