Criança e infância

concepções de professoras da educação infantil do município de Ituiutaba, Minas Gerais

Autores

  • Ana Lucia Silverio Domingos Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Duarte Araújo Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art04

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação, Infância, Sujeito, Direitos da Criança

Resumo

Este texto apresenta dados de uma pesquisa realizada no curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), no ano de 2015. O intuito foi identificar quais são as concepções de docentes que atuam nas redes pública e privada de Ituiutaba, Minas Gerais, com relação à criança e à infância. Utilizamos os pressupostos de uma pesquisa de abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, entrevista semiestruturada. Em linhas gerais, percebemos, por meio do relato das práticas pedagógicas, que as professoras possuem a concepção de que a criança é um sujeito que dialoga, que expressa opiniões, por isso organizam rodas de conversas diariamente. Contudo, ao relatarem sobre as demais atividades realizadas no cotidiano, demostram uma preocupação em ensinar conteúdos de alfabetização como se as crianças fossem desprovidas de conhecimentos prévios. Sobre a concepção de infância, as falas das professoras privilegiaram aspectos relacionados ao brincar: brincadeiras tradicionais de rua, roda, bete, peteca, amarelinha. Identificamos também concepções de infância como um período que oportuniza a vivência de momentos de alegria, prazer, brincadeiras com a família, amigos e escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Silverio Domingos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais

Fernanda Duarte Araújo Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP/UFU). Possui experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental como docente e coordenadora pedagógica. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância (GEPI), da FACIP/UFU.

Referências

AZEVEDO, H. H. de O. Educação infantil e formação de professores: para além da separação do cuidar e educar. São Paulo: Editora da Unesp, 2013.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Senado Federal, 1988.

_____. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Câmara dos Deputados, 1990.

_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

_____. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010.

CALLEGARI, C. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009. Seção 1, p. 18. Disponível em: <http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf>. Acesso em: 18 de julho de 2015.

DOWBOR, F. F. Quem educa marca o corpo do outro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

DORNELLES, L. V.; BUJES, M. I. E. Educação na infância: na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012.

FARIA, A. L. G. de; PALHARES, M. S. Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 253-254, jul. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741999000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 20 abr. 2015.

KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LISBOA, C. A. Dilemas e contradições sobre a concepção de infância presente no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação)

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

ROSA, S. S. da. Brincar, conhecer, ensinar. 2. ed. São Paulo, Cortez, 2001.

SAVIANI, D. Infância e pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 275-295.

SEBER, M. da G. A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: Scipione, 1997. (Coleção Pensamento e Ação no Magistério).

SOUZA, G. A criança em perspectiva: o olhar do mundo sobre o tempo infância. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

02-06-2017

Como Citar

DOMINGOS, A. L. S.; SILVA, F. D. A. Criança e infância : concepções de professoras da educação infantil do município de Ituiutaba, Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 49–62, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34240. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais