Formação docente inicial para atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

história dessa modalidade no Brasil e um breve relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017_rel03

Palavras-chave:

Educação, Licenciatura, Ensino-aprendizagem, Universidades

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa erradicar o analfabetismo, aprimorar a mão-de-obra e consolidar a cidadania de sujeitos excluídos precocemente da educação regular. Jovens e adultos chegam às escolas tendo experiência profissional e buscando ascensão profissional, o que exige metodologias de ensino diferenciadas. Entretanto, docentes utilizam as mesmas metodologias da educação regular. Isso pode ser resultado da falta de fiscalização e investimento do Ministério da Educação (MEC) nas universidades, da deficiência formativa oferecida por elas e pela falta de iniciativa dos licenciandos. Portanto, se fundamenta a necessidade de discussões sobre a EJA, principalmente para docentes em formação. Aqui, resumo o histórico da EJA e da formação de professores no Brasil; relato e discuto brevemente minha experiência no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia e docência nas escolas da rede estadual de ensino. Concluo que: (i) os estágios supervisionados são importantes para que os licenciandos conheçam a realidade da EJA, embora considerados insuficientes para o exercício profissional nessa modalidade; (ii) é necessária uma maior produção de estudos nas universidades, visando dar maior fundamentação teórica à  EJA, e (iii) quem escolheu ser professor deve adaptar sua prática à realidade dos estudantes.

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Biografia do Autor

Bruno de Sousa Lopes, Universidade de São Paulo

Bacharel em Biomedicina pela Fundação Presidente Antônio Carlos, Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Ciências, área Entomologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente Doutorando em Entomologia pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

02-06-2017

Como Citar

LOPES, B. de S. Formação docente inicial para atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA): história dessa modalidade no Brasil e um breve relato de experiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 156–165, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017_rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34062. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência