Manifestações de vivências de crianças com leucemia a partir da "contação de histórias"

Autores

  • Marcia Ansolin Rede Estadual de Educação do Paraná
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2015-33423

Palavras-chave:

Contação de Histórias. Câncer Infantil. Desenho Infantil. Saúde da Criança

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de "contação de histórias", a compreensão que as crianças com leucemia têm sobre suas vivências, durante o processo de doença e seu tratamento. A amostra contou com a participação de três crianças, com idade variando entre seis e dez anos, em tratamento e controle de Leucemia Linfocítica Aguda (LLA). Foram propostas e executadas sete sessões de intervenção, sendo seis de "contação de histórias" e uma de atividade livre referente às histórias contadas. Ao final de cada sessão, foi solicitada a produção de um desenho, para fins de complementação dos relatos obtidos. Os resultados permitiram verificar que as atividades lúdicas envolvendo a "contação de histórias" e o desenho oferecem oportunidades para a criança expressar o que sente e o que ela vivenciou ou vivencia no momento, bem como suas aspirações para o futuro. Por outro lado, essas expressões das crianças marcam um ponto importante: o momento atual vivido. Dessa forma, sugerimos a continuação desta pesquisa, com crianças portadoras de doenças crônicas, em outros estágios e situações, utilizando-se de metodologia longitudinal, a fim de comparar e avançar nos resultados obtidos até o momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Ansolin, Rede Estadual de Educação do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro Oeste; pedagoga na Rede Estadual de Educação do Paraná

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione,1997.

BACARJI, J. E. W.; GRAMACHO, P. M. Desenhos de criança com câncer: uma avaliação da projeção. In: NUCCI. N. A. G.; PERINA. E. M. (Org.). As dimensões do cuidar em psiconcologia pediátrica. Campinas: Livro Pleno, 2004, p. 77-111.

BUSATTO, C. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

______. A contação de histórias do século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

BRAGA, G. C. et al. Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantis. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 32, n.1, p. 121-128, 2011.

BRASIL. Instituto Nacional do Câncer (INCA). 2014. Disponível em: <http://www.inca.gov.br>. Acesso em: 17 fev. 2014.

CASTRO, C. G. M. Histórias infantis como promotoras de comunicação em psicologia pediátrica. 2008. 210f. Dissertação (Mestrado)

FÁVERO, M.; SALIM, C. A relação entre os conceitos de saúde, doença e morte: utilização do desenho na coleta de dados. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 11, n. 3, p. 181-191, 1995.

FRAN

______. Vivências de crianças com câncer no grupo de apoio psicológico: estudo fenomenológico. 2001. Tese (Doutorado em Psicologia)

FRAN

GOMES, I. P. et al. Do diagnóstico à sobrevivência do câncer infantil: perspectiva de crianças. Texto & Contexto Enfermagem, v. 22, n. 3, p. 671-679, jun./set. 2013. Disponível em: <http://redalyc.org/articulo.oa?id=71428558013>. Acesso em: 15 fev. 2014.

MINAYO, M. C. S de. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MUSSA, C.; MALERBI, F. E. K. O impacto da atividade lúdica sobre o bem-estar de crianças hospitalizadas. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 83-93, 2008.

NUCCI, N. A. G. A criança com leucemia na escola. Campinas: Livro Pleno, 2002.

PAULA, E. M. A. T. A concepcão de criancas enfermas em campanhas publicitárias na perspectiva da sociologia da infância: contribuições para a pedagogia hospitalar. 2013 Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/6887_5057.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2014.

RAMOS, G. A terra dos meninos pelados. Rio de Janeiro: Record, 2002.

SILVA, J. M. M. da. O desenho na expressão de sentimentos em crianças hospitalizadas. Fractal, Rev. Psicol., v. 22, n. 2, maio/ago. 2010, Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922010000800016>. Acesso em: 15 fev. 2014.

SILVA, G. M. Compreendendo a escolaridade de crianças com câncer: visão de mães, professores e colegas assistidos por um programa de reinserção escolar. 2006, 201 f. Tese (Doutorado)

TRUGILHO, S. M. Classe Hospitalar e a vivência do otimismo trágico: um sentido da escolaridade na vida da criança hospitalizada. 2003. 228 f. Tese (Doutorado)

VALLE, E. R. M; FRAN

WAYHS, R. I.; DE SOUZA, A. I. J. Estar no hospital: a expressão de crianças com diagnóstico de câncer. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 7, n. 2, 2002. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/1667>. Acesso em: 24 fev. 2014.

Downloads

Publicado

08-03-2016

Como Citar

ANSOLIN, M.; PINHEIRO DE OLIVEIRA, J. Manifestações de vivências de crianças com leucemia a partir da "contação de histórias". Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 116–133, 2016. DOI: 10.14393/REP-2015-33423. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33423. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais