Manifestações de vivências de crianças com leucemia a partir da "contação de histórias"

Autores

  • Marcia Ansolin Rede Estadual de Educação do Paraná
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2015-33423

Palavras-chave:

Contação de Histórias. Câncer Infantil. Desenho Infantil. Saúde da Criança

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de "contação de histórias", a compreensão que as crianças com leucemia têm sobre suas vivências, durante o processo de doença e seu tratamento. A amostra contou com a participação de três crianças, com idade variando entre seis e dez anos, em tratamento e controle de Leucemia Linfocítica Aguda (LLA). Foram propostas e executadas sete sessões de intervenção, sendo seis de "contação de histórias" e uma de atividade livre referente às histórias contadas. Ao final de cada sessão, foi solicitada a produção de um desenho, para fins de complementação dos relatos obtidos. Os resultados permitiram verificar que as atividades lúdicas envolvendo a "contação de histórias" e o desenho oferecem oportunidades para a criança expressar o que sente e o que ela vivenciou ou vivencia no momento, bem como suas aspirações para o futuro. Por outro lado, essas expressões das crianças marcam um ponto importante: o momento atual vivido. Dessa forma, sugerimos a continuação desta pesquisa, com crianças portadoras de doenças crônicas, em outros estágios e situações, utilizando-se de metodologia longitudinal, a fim de comparar e avançar nos resultados obtidos até o momento.

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Biografia do Autor

Marcia Ansolin, Rede Estadual de Educação do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro Oeste; pedagoga na Rede Estadual de Educação do Paraná

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista

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Publicado

08-03-2016

Como Citar

ANSOLIN, M.; PINHEIRO DE OLIVEIRA, J. Manifestações de vivências de crianças com leucemia a partir da "contação de histórias". Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 116–133, 2016. DOI: 10.14393/REP-2015-33423. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33423. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais