Cantos, cantigas, contos e causos: relato de experiência em uma escola do campo no povoado de Itaipava, Vargem Grande do Rio Pardo, norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-rel06

Palavras-chave:

Cartilhas. Educação do Campo. Saberes Locais.

Resumo

A produção de materiais pedagógicos em consonância com os princípios político-pedagógicos específicos de comunidades locais é uma das necessidades atuais da educação do campo. Nesse sentido, este trabalho apresenta atividades desenvolvidas na Escola Clemente Antônio de Melo, em Vargem Grande do Rio Pardo, norte de Minas Gerais. A proposta de intervenções pedagógicas na escola, por meio da confecção de um DVD e de uma cartilha pedagógica, objetivou melhorar a qualidade da educação em classes multisseriadas e potencializar sua relação com a comunidade. O trabalho ocorreu por meio da observação não participativa e foi notada grande variedade de cantos, cantigas, brincadeiras e versos usados por professores, além de agricultores do entorno. Como resultado, houve a formatação de uma cartilha de cantigas e brincadeiras com contribuição dos professores e alunos da escola, que, ao serem abordados sobre seu uso, demonstraram satisfação em ter esta atividade no cotidiano escolar. Os contos são lidos ou contados por professores, alunos do 2º ao 5º ano e pessoas da comunidade, em sala de aula ou em eventos comemorativos da escola que objetivam a participação da comunidade. As cartilhas confeccionadas imortalizarão parte da cultura local e trarão para dentro da escola a sabedoria popular, configurando-se em uma contribuição das comunidades tradicionais para a educação do campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubem De Almeida, UFVJM

Licenciado em Educação do Campo, ex-bolsista do PIBID Diversidade da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Extensionista Rural  da EMATER-MG

Danielle Piuzana Mucida, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Profa. Ajunta IV do Curso de Geografia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH)

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

 

Osmar Aparecido de Melo, Professor da Educação básica na Escola Municipal Clemente Antônio de Melo

Licenciado em Normal Superior,  Professor da Educação básica na Escola Municipal Clemente Antônio de Melo, Estudante de Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM.

Referências

RROYO, M. G. Por um tratamento público da educação do campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A de. (Org.). Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. v. 5. Brasília: Articulação Nacional

BRASIL. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Brasília, DF: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), 2002.

CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In.: KOLLING, E. J.; CERIOLLI, P. R.; CALDART, R. S.(Org.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2002.

_____. Elementos para a construção de um projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A de. (Org.). Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. v. 5. Brasília: Articulação Nacional

_____. Sobre educação do campo. In: SANTOS, C. A. dos (Org.). Campo: políticas públicas: educação. Brasília: INCRA-MDA, 2008.

FERNANDES, B. M. Os camponeses da pesquisa em educação do campo: espaço e território com categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. (Org.). Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. p. 27-39.

FERNANDES, B. M; MOLINA, M. C. O campo da educação do campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A de. (Org.). Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. v. 5. Brasília: Articulação Nacional

FOERSTE, E. Discussões acerca do projeto politico da educação do campo. In: FOERSTE, E., SCH

MOLINA, M. C. Desafios para os educadores e as educadoras do campo. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (Org.). Educaça

MUNARIM, A. Elementos para uma política pedagógica de educação do campo. In: MOLINA, M. C. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. p. 15-26.

PEREIRA, A. A; LIMA, M. G. S. B. Formação de professores: tecendo olhares e diálogos sobre o livro didático e a prática pedagógica. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 15, n. 23, jul./dez. 2010.

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

DE ALMEIDA, R.; PIUZANA MUCIDA, D.; DE MELO, O. A. Cantos, cantigas, contos e causos: relato de experiência em uma escola do campo no povoado de Itaipava, Vargem Grande do Rio Pardo, norte de Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 194–207, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-rel06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/32538. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência