Cantos, cantigas, contos e causos: relato de experiência em uma escola do campo no povoado de Itaipava, Vargem Grande do Rio Pardo, norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-rel06

Palavras-chave:

Cartilhas. Educação do Campo. Saberes Locais.

Resumo

A produção de materiais pedagógicos em consonância com os princípios político-pedagógicos específicos de comunidades locais é uma das necessidades atuais da educação do campo. Nesse sentido, este trabalho apresenta atividades desenvolvidas na Escola Clemente Antônio de Melo, em Vargem Grande do Rio Pardo, norte de Minas Gerais. A proposta de intervenções pedagógicas na escola, por meio da confecção de um DVD e de uma cartilha pedagógica, objetivou melhorar a qualidade da educação em classes multisseriadas e potencializar sua relação com a comunidade. O trabalho ocorreu por meio da observação não participativa e foi notada grande variedade de cantos, cantigas, brincadeiras e versos usados por professores, além de agricultores do entorno. Como resultado, houve a formatação de uma cartilha de cantigas e brincadeiras com contribuição dos professores e alunos da escola, que, ao serem abordados sobre seu uso, demonstraram satisfação em ter esta atividade no cotidiano escolar. Os contos são lidos ou contados por professores, alunos do 2º ao 5º ano e pessoas da comunidade, em sala de aula ou em eventos comemorativos da escola que objetivam a participação da comunidade. As cartilhas confeccionadas imortalizarão parte da cultura local e trarão para dentro da escola a sabedoria popular, configurando-se em uma contribuição das comunidades tradicionais para a educação do campo. 

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Biografia do Autor

Rubem De Almeida, UFVJM

Licenciado em Educação do Campo, ex-bolsista do PIBID Diversidade da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Extensionista Rural  da EMATER-MG

Danielle Piuzana Mucida, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Profa. Ajunta IV do Curso de Geografia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH)

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

 

Osmar Aparecido de Melo, Professor da Educação básica na Escola Municipal Clemente Antônio de Melo

Licenciado em Normal Superior,  Professor da Educação básica na Escola Municipal Clemente Antônio de Melo, Estudante de Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM.

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

DE ALMEIDA, R.; PIUZANA MUCIDA, D.; DE MELO, O. A. Cantos, cantigas, contos e causos: relato de experiência em uma escola do campo no povoado de Itaipava, Vargem Grande do Rio Pardo, norte de Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 194–207, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-rel06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/32538. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência