Francisco Ferrer y Guardia: um nome para a educação popular

Autores

  • Pedro Henrique Prado da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art01

Palavras-chave:

Educação Popular. Escola Moderna de Barcelona. Pedagogia Libertária. Francisco Ferrer y Guardia. História da Educação.

Resumo

A experiência da Escola Moderna de Barcelona e as concepções pedagógicas de Francisco Ferrer y Guardia talvez sejam o grande marco da educação racionalista no início do século XX. Sua defesa do ensino para as classes operárias da Espanha, com a intenção de incentivar uma educação reflexiva contra a dominação das instituições hegemônicas, com um forte cunho de crítica social, é o fato que coloca Ferrer na história da educação como incentivador da instrução popular. Este texto tem como objetivo resgatar a trajetória de vida de Francisco Ferrer y Guardia e suas experiências com a educação popular. Os métodos analíticos utilizados por Thompson, a "história vista de baixo", possibilita-nos uma aproximação do objeto, sobretudo com um olhar mais criterioso, proporcionando a verificação de fatos corriqueiros e do cotidiano de pessoas comuns. Ferrer y Guardia foi um grande incentivador da formação da classe trabalhadora na Espanha, tendo como desejo fundamental a vulgarização da ciência para os que não tinham acesso a uma educação científica.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Prado da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, professor do Instituto Federal
Norte de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil

Referências

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

PRADO DA SILVA, P. H. Francisco Ferrer y Guardia: um nome para a educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 10–25, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31961. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais