Francisco Ferrer y Guardia: um nome para a educação popular

Autores

  • Pedro Henrique Prado da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art01

Palavras-chave:

Educação Popular. Escola Moderna de Barcelona. Pedagogia Libertária. Francisco Ferrer y Guardia. História da Educação.

Resumo

A experiência da Escola Moderna de Barcelona e as concepções pedagógicas de Francisco Ferrer y Guardia talvez sejam o grande marco da educação racionalista no início do século XX. Sua defesa do ensino para as classes operárias da Espanha, com a intenção de incentivar uma educação reflexiva contra a dominação das instituições hegemônicas, com um forte cunho de crítica social, é o fato que coloca Ferrer na história da educação como incentivador da instrução popular. Este texto tem como objetivo resgatar a trajetória de vida de Francisco Ferrer y Guardia e suas experiências com a educação popular. Os métodos analíticos utilizados por Thompson, a "história vista de baixo", possibilita-nos uma aproximação do objeto, sobretudo com um olhar mais criterioso, proporcionando a verificação de fatos corriqueiros e do cotidiano de pessoas comuns. Ferrer y Guardia foi um grande incentivador da formação da classe trabalhadora na Espanha, tendo como desejo fundamental a vulgarização da ciência para os que não tinham acesso a uma educação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Prado da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, professor do Instituto Federal
Norte de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil

Referências

BERTUCCI, L. M.; FARIA FILHO, L. M. de; OLIVEIRA, M. A. T. de. Edward P. Thompson: história e formação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

BOLETÍN DE LA ESCUELA MODERNA. Barcelona. Ano I, n. 1, out. 1901, p. 1-16.

CAPPELLETTI, A. J. La Escuela Moderna en America Latina. Educació i Història: Revista D

_____. Francisco Ferrer y la pedagogia libertária. Tenerife, Madrid: Tierra de Fuego/LaMalatesta Editora, 2012.

FERRER Y GUARDIA. A Escola Moderna. Piracicaba: Ateneu Diego Gimènez, 2010.

GON

PEIR

SAF

THOMPSON, E. P. Costumes em comum. Tradução de Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

_____. A formação da classe operária inglesa: a árvore da liberdade. Tradução de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. v. 1.

TRAGTENBERG, M. Francisco Ferrer e a pedagogia libertária. In: _____. Sobre educação, política e sindicalismo. 3. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

PRADO DA SILVA, P. H. Francisco Ferrer y Guardia: um nome para a educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 10–25, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31961. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais